Cultura afro-brasileira: Uma relação entre conhecimento e poder como subsidio a formação de professores de ciências e biologia.

Authors

  • Laise Vieira Gonçalves Universidade Federal de Lavras-MG
  • Mariana Nayara Bonilha de Andrade Universidade Federal de Lavras-MG
  • Larissa Nobre Magacho Universidade Federal de Lavras-MG
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior Universidade Federal de Lavras-MG

Abstract

A cultura afro-brasileira ocupou um espaço de submissão à cultura hegemônica de portugueses e seus herdeiros desde o primeiro escravo chegado ao Brasil até a constituição de 1988. No entanto, seu papel na construção de uma identidade brasileira não é menos relevante que a cultura dominante. O estudo sobre esta cultura possibilita uma construção de uma perspectiva multicultural na escola, rompendo com o modelo eurocêntrico na educação brasileira. Portanto, no âmbito do currículo e da formação docente, considerar o caráter multicultural desta sociedade implica respeitar, valorizar, incorporar e desafiar as identidades plurais em políticas e práticas curriculares. Neste contexto, foi organizado um minicurso intitulado “Aspectos da cultura afro-brasileira na formação de professores”. O espaço teve o intuito de aproximar o professor das discussões referente á esta temática, contribuindo com a sua formação não só cultural, mas também social. O minicurso foi realizado no Museu de História Natural – MHN da Universidade Federal de Lavras, sendo dividido em três dias. Contou com a participação de 30 pessoas, sendo elas professores em formação inicial e continuada. Foram utilizados como recursos pedagógicos filmes, vídeos, fotos de acervo pessoal, slides e debates. Primeiramente, foi retratada a realidade atual para os afro-brasileiros, que ainda é excludente. Posteriormente, debateram-se pontos de resistência, como os quilombos. Por fim, buscou-se trazer as condições históricas da presença dos afrodescendentes no Brasil. O minicurso foi filmado e analisado. Os relatos dos participantes indicaram que os debates e reflexões foram significativos, contribuindo para uma compreensão da cultura afro-brasileira, sua relação com o contexto escolar e a formação de professores. Além disso, as metodologias utilizadas auxiliaram para uma compreensão mais crítica e reflexiva desta temática.

Author Biography

Laise Vieira Gonçalves, Universidade Federal de Lavras-MG

Pesquisadora do Laboratório de Educação Científica e Ambiental do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras.

Published

2014-07-28

Issue

Section

Relatos de Experiências