Formação inicial de professores a partir da reconstrução de elementos da cultura caipira e sertaneja apresentada através de um minicurso

Autores

  • Joberth Rainner Baliza De Paula Universidade Federal de Lavras

Resumo

O presente trabalho relata um minicurso visando formação de professores e a desconstrução da imagem negativa do caipira e do sertanejo, reconstruindo assim as ideias e elementos que constituem as tradições desse grupo. O minicurso aconteceu na Universidade Federal de Lavras, onde foram apresentados vídeos com poemas e músicas. Dentre os vídeos, destacam-se: “Depois de Deus”, apresentado por Rolando Boldrin, “Cio da Terra” por Milton Nascimento e Pena Branca e Xavantinho e “Sete Palavras” de Pedro Bento e Zé da Estrada. Além destes, foram expostos vídeos de artistas hispanoamericanos, cuja intenção era comparar o arranjo musical com musicas do interior brasileiro. Ficou evidente que a cultura caipira e sertaneja valoriza a natureza em toda sua extensão e que o sertanejo, mostra na sua cultura uma significação para o mundo e faz da terra uma mediadora entre suas relações com a comunidade. A partir do minicurso, percebeu-se a necessidade de um processo formativo crítico, mediado por situações que possibilitem questionar, e compreender como se portar dentro da sala de aula e na sociedade, exercendo um papel de pensador e modificador do ambiente.

Biografia do Autor

Joberth Rainner Baliza De Paula, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Biologia. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Laboratório de Educação Científica e Ambiental.

Downloads

Publicado

2014-07-28

Edição

Seção

Relatos de Experiências