Uma leitura de divulgação científica sobre Física Quântica no Ensino Médio
Abstract
A necessidade de introdução da Física Quântica no Ensino Médio é bastante justificada dado o número de publicações na área de ensino de Ciências que defendem essa posição e as indicações de documentos oficiais da educação no Brasil, que também apontam nesse sentido. Entretanto, a Física Quântica, assim como o conhecimento da Física, é produzida numa linguagem matemática, muitas vezes de difícil compreensão por parte dos alunos devido à sua complexidade. Uma possível alternativa para superar esse empecilho é o uso de textos de divulgação científica, afinal, eles têm como principal propósito divulgar o conhecimento científico para um público não especializado, utilizando para isso, em geral, a linguagem comum. Assim, neste trabalho buscamos compreender de que forma estudantes do Ensino Médio produzem sentidos a partir da leitura de um pequeno texto de gênero divulgação científica que fala de forma bastante introdutória sobre a Física Quântica e algumas de suas aplicações tecnológicas. O texto foi montado a partir de recortes de artigos publicados na revista de divulgação científica “Com Ciência” (SBPC/Labjor - Unicamp). Nossos resultados parecem indicar, sobretudo, que a leitura sobre Física Quântica em aulas de Física pode contribuir: na construção de uma cultura sobre Física e no incentivo para o interesse em estudar a Física Quântica.Downloads
Published
2012-10-27
Issue
Section
Artigos