MIDIATIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA HORTA ESCOLAR: É POSSÍVEL TRABALHAR COM HORTAS SEM TER UMA HORTA?

Mediatization and scientific communication in a school vegetable garden: is it possible to work with gardens without owning one?

Autores

  • Luciana Ferrari Espíndola Cabral Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
  • Juliana de Oliveira Ramadas Rodrigues Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) https://orcid.org/0000-0003-0492-2793
  • Rafael de Carvalho Senna Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Ana Júlia da Paixão Salim Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
  • Pedro Lopes Machado Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
  • Giovanna do Espírito Santo Pereira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Melanie Bersch Paiva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
  • Maryêva Paulino Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Maria Lúcia Martins Cordeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Kayky Alexandre de Faria dos Santos. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Palavras-chave:

Horta Escolar. Instagram. Divulgação Científica.

Resumo

O projeto Horta Escolar objetiva contribuir para a educação em ciências, a partir do ensino de conteúdos relacionados a diferentes áreas do conhecimento; da pesquisa e da extensão, promovendo ações que envolvem a nossa comunidade escolar e os seguidores de nossas mídias sociais. A Horta Escolar foi criada para funcionar como um “laboratório-vivo” contextualizando, através da prática, atividades relacionadas ao Ensino de Biologia, a Educação Alimentar e Nutricional e ao Ensino através de Tecnologias. Todavia, o isolamento social imposto pela pandemia de COVID 19 nos levou ao inusitado desafio de trabalhar com uma horta escolar sem pleno acesso ao nosso espaço plantado para a execução das nossas atividades durante cerca de dois anos. Nesse contexto, aprimoramos nossas mídias sociais, visando à divulgação científica e a popularização da ciência por meio de nossas postagens. Trabalhamos com alguns conceitos fundamentais que balizam as nossas atividades nas mídias. São eles os conceitos de cegueira botânica, plantas alimentícias não convencionais, divulgação científica e endereçamento. Todas as nossas postagens são elaboradas pelos alunos de forma participativa, sob a orientação da coordenação do projeto. Para a produção das postagens do perfil @hortacefet, seus autores consideram os dados referentes às métricas do perfil e a interação dos seguidores nas postagens anteriores. Atualmente nosso perfil possui 14 categorias de postagens. Nossa postagem principal, que acontece com maior frequência é o carrossel de plantas,que contém informações básicas sobre a planta, suas formas de cultivo, aspectos e propriedades nutricionais; receita e referências. A virtualização do trabalho possibilitou a manutenção do relacionamento com nossos alunos e parceiros e nos possibilitou um aumento significativo do número de seguidores do nosso perfil. Podemos afirmar que o Instagram se tornou uma importante ferramenta de disseminação de conhecimento e elo com o público participante.

Biografia do Autor

Luciana Ferrari Espíndola Cabral, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Profa. EBTT (CEFET-RJ). Doutora em Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ).

Juliana de Oliveira Ramadas Rodrigues, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Nutricionista (CEFET-RJ). Doutoranda em Ciências Nutricionais (INJC/UFRJ).

Rafael de Carvalho Senna, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Técnico em Segurança do Trabalho (CEFET-RJ). Graduando em Engenharia de Produção (UFRJ).

Ana Júlia da Paixão Salim, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Técnica em Segurança do Trabalho (CEFET-RJ)

Pedro Lopes Machado , Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Técnico em Segurança do Trabalho (CEFET-RJ).

Giovanna do Espírito Santo Pereira , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Técnica em Segurança do Trabalho (CEFET-RJ). Graduanda em Engenharia Agronômica (IFRJ).

Melanie Bersch Paiva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Técnica em Segurança do Trabalho (CEFET-RJ).

Maryêva Paulino Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Técnica em Segurança do Trabalho (CEFET-RJ). Graduanda em Engenharia de Produção (UFRJ).

Maria Lúcia Martins Cordeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Técnica em Segurança do Trabalho (CEFET/RJ). Licencianda em Ciências Sociais (UFRJ).

Kayky Alexandre de Faria dos Santos., Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Técnico em Automação Industrial (CEFET-RJ).

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Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Relatos de Experiências