MIDIATIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA HORTA ESCOLAR: É POSSÍVEL TRABALHAR COM HORTAS SEM TER UMA HORTA?
Mediatization and scientific communication in a school vegetable garden: is it possible to work with gardens without owning one?
Palavras-chave:
Horta Escolar. Instagram. Divulgação Científica.Resumo
O projeto Horta Escolar objetiva contribuir para a educação em ciências, a partir do ensino de conteúdos relacionados a diferentes áreas do conhecimento; da pesquisa e da extensão, promovendo ações que envolvem a nossa comunidade escolar e os seguidores de nossas mídias sociais. A Horta Escolar foi criada para funcionar como um “laboratório-vivo” contextualizando, através da prática, atividades relacionadas ao Ensino de Biologia, a Educação Alimentar e Nutricional e ao Ensino através de Tecnologias. Todavia, o isolamento social imposto pela pandemia de COVID 19 nos levou ao inusitado desafio de trabalhar com uma horta escolar sem pleno acesso ao nosso espaço plantado para a execução das nossas atividades durante cerca de dois anos. Nesse contexto, aprimoramos nossas mídias sociais, visando à divulgação científica e a popularização da ciência por meio de nossas postagens. Trabalhamos com alguns conceitos fundamentais que balizam as nossas atividades nas mídias. São eles os conceitos de cegueira botânica, plantas alimentícias não convencionais, divulgação científica e endereçamento. Todas as nossas postagens são elaboradas pelos alunos de forma participativa, sob a orientação da coordenação do projeto. Para a produção das postagens do perfil @hortacefet, seus autores consideram os dados referentes às métricas do perfil e a interação dos seguidores nas postagens anteriores. Atualmente nosso perfil possui 14 categorias de postagens. Nossa postagem principal, que acontece com maior frequência é o carrossel de plantas,que contém informações básicas sobre a planta, suas formas de cultivo, aspectos e propriedades nutricionais; receita e referências. A virtualização do trabalho possibilitou a manutenção do relacionamento com nossos alunos e parceiros e nos possibilitou um aumento significativo do número de seguidores do nosso perfil. Podemos afirmar que o Instagram se tornou uma importante ferramenta de disseminação de conhecimento e elo com o público participante.Downloads
Publicado
2024-01-15
Edição
Seção
Relatos de Experiências