WORLD PENDULUM ALLIANCE: EXPERIMENTAÇÃO REMOTA

World Pendulum Alliance: a remote experiment

Autores

  • Jamila Santos Khalifa Universidade de Brasília
  • Júnio Márcio Rosa Cruz Universidade de Brasília
  • Gesil Sampaio Amarante Segundo Universidade Estadual de Santa Cruz https://orcid.org/0000-0002-1203-1045
  • Alice Melo Ribeiro Universidade de Brasília

Palavras-chave:

experimento, pêndulo, educacional, remoto, latitude.

Resumo

A World Pendulum Alliance é um projeto internacional que estabeleceu uma rede mundial de pêndulos gravimétricos por meio de um acordo entre diversas instituições pela Europa e América do Sul. Este projeto teve como objetivo o uso do pêndulo simples como base para a implementação de uma rede de experimentação remota em educação FREE (Framework for Remote Experiments in Education), por meio da instalação de uma constelação de pêndulos disponibilizados livremente para os usuários, via www. Esses pêndulos estão instalados em diversas localidades com diferentes latitudes, a fim permitir a determinação da aceleração da gravidade nestes locais, a qualquer momento, porém, de forma remota. Três parceiros no Brasil (Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Santa Cruz e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) colaboraram com o projeto na instalação e acompanhamento de uma rede de pêndulos em instituições de ensino básico e superior, públicas e privadas, com o objetivo de contribuir com a melhora da qualidade de ensino no país, em uma realidade na qual poucas escolas possuem laboratórios de ciências.  O objetivo desse artigo é discorrer sobre o projeto, suas características, motivações, finalidade, e o papel da Universidade de Brasília nele, assim como, elucidar aspectos relacionados a experimentação remota por meio do pêndulo simples. A partir disso, colaborar com a disseminação científica dessa ferramenta educacional e trazer mais visibilidade as redes de experimentação remota no Brasil.

Biografia do Autor

Jamila Santos Khalifa, Universidade de Brasília

É discente de graduação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília e atua como gestora do projeto World Pendulum Alliance na UnB, também faz pesquisa científica na área de Microbiologia aplicada a fungos endofíticos do Cerrado brasileiro.

Júnio Márcio Rosa Cruz, Universidade de Brasília

Júnio Márcio Rosa Cruz possui graduação em Física pela Universidade de Brasília (1981), mestrado em Física pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Física - University of Toronto (1986) e doutorado em Física - University of Toronto (1991). Atualmente é professor associado IV da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Física Experimental, com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscópicas da Matéria Condensada e Interação de Radiações com a Matéria.

Gesil Sampaio Amarante Segundo, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Física - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física de Plasmas e Descargas Elétricas, atuando principalmente nos seguintes temas: plasmas, antenas de rf, aquecimento e geração de fluxos por ondas de Alfvén, Computação de Alto Desempenho e Políticas Públicas de CT&I. É Coordenador do NIT-UESC, representante das ICTs na Rede de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Bahia (RePITTec), Presidente interino do Parque Cientifico e Tecnológico do Sul da Bahia, Presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) e ex-Coodenador-Geral do Forum de Assessores Parlamentares de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação (ForumCTIE). 

Alice Melo Ribeiro, Universidade de Brasília

Professora da Universidade de Brasilia, Instituto de Ciências Biológicas((IB), atua no Núcleo de Educação Científica para o Ensino de Biologia (NECBio), na Universidade Aberta do Brasil (UAB) e no CEAD/UnB. Possui graduação em Biologia pela Universidade de Brasília (2000), mestrado em Patologia Molecular (Genética Molecular / Farmacologia) pela Universidade de Brasília (2003), doutorado em Patologia Molecular (Imunologia Aplicada) pela Universidade de Brasília (2008) e pós doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Pesquisadora em Ciências da Saúde/Educação para a Saúde. Atua no Nucleo de Educação Científica (UnB) e na Universidade Aberta do Brasil (UnB). Tem experiência na área de Farmacologia, Imunologia, Ensino Básico e Superior de Ciências Biológicas, Formação de Professores para o ensino de Ciências Naturais e Biologia, Experimentação remota e Ensino a distância. Atua como pesquisadora em laboratório remoto para o ensino de Ciencias e Biologia. Especialista em Educação a distância (2011). Atua e coordena projetos de extensão universitária. Coordenadora de extensão do IB e do CEAD /UnB.Coordenadora local do projeto de cooperação internacional World Pendulum Alliance, com ênfase na experimentação remota. Coordenadora adjunta da UAB, UnB.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Relatos de Experiências