POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DO POEMA “RESPOSTA DO JECA TATU”, DE CATULO DA PAIXÃO CEARENSE

Interdisciplinary pedagogical practices based on the poem “RESPOSTA DO JECA TATU”, writen by Catulo da Paixão Cearense

Autores

  • Danielle Pereira Universidade Federal de Lavras
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Poesia. Interdisciplinaridade. Prática pedagógica.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a possibilidade de construção de práticas pedagógicas interdisciplinares envolvendo arte, ciência, história, letras, geografia, sociologia e política, a partir do poema “Resposta do Jeca Tatu” de Catulo da Paixão Cearense para enriquecer o processo de aprendizagem tanto na educação básica como na formação inicial docente. A poesia pode ser um caminho que contribua para um ensino interdisciplinar, fazendo com que a aprendizagem se torne mais interessante, sensível, humana e reflexiva, permitindo que os(as) alunos(as) tenham mais facilidade em identificar os elementos da realidade e possam participar de forma mais ativa das aulas. Muitos pesquisadores(as) consideram importante que a interdisciplinaridade esteja presente nas salas de aulas, mas para isso o docente precisa encontrar formas de articular teoria e prática por meio da interdisciplinaridade sempre respeitando os conteúdos específicos de sua área específica. A complexidade de um texto poético pode ser o fator que favorece o ponto de encontro entre disciplinas, contribuindo para a construção de uma escola e práticas pedagógicas que formem sujeitos mais críticos e reflexivos. A poesia então revela essa possibilidade, versar sobre diversos temas em único texto. Essa arte perpassa a estética, faz de alguma forma o leitor se encantar com os versos, rimas e estrofes, observando o que o texto revela com responsabilidade. Visto isso, o presente trabalho explora o poema “Resposta do Jeca Tatu”, do poeta nordestino conhecido como Catulo da Paixão Cearense. As ideias aqui expressas buscam suscitar discussões interdisciplinares que entendemos que esse texto torna possível. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, onde foram escrutinados referenciais que abordam o conceito de interdisciplinaridade nos processos de ensino aprendizagem juntamente com a linguagem poética. O poema “Resposta do Jeca Tatu” permite ao leitor se deparar com diversos temas que podem ser estudados com profundidade dentro das variadas disciplinas.   

Biografia do Autor

Danielle Pereira, Universidade Federal de Lavras

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental na Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Antonio Fernandes Nascimento Junior, Universidade Federal de Lavras

Professor associado, Laboratório de Educação Científica e Ambiental - Departamento de Biologia, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Downloads

Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Artigos