UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A RESPEITO DO USO DE WEBINÁRIO COMO FERRAMENTA PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE ANIMAIS DE LABORATÓRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE EAD
An experience report regarding the use of webnar as a tool for scientific communication about lab animals in EAD teacher training
Palavras-chave:
Divulgação científica. Animais de laboratório. Webinários. Formação docente. Relato de experiência.Resumo
Este relato de experiência é resultado da oferta de um webinário sobre o uso de animais em laboratório, para licenciandos em Ciências Biológicas EaD do consorcio CEDERJ. Durante a pandemia, com o isolamento social, os webinários foram alternativas complementares na formação docente de estudantes, com grande importância na divulgação científica. O uso ético de animais em pesquisas científicas tem permitido avanços na ciência, porém, mesmo sendo um tema relevante para a sociedade, ainda gera controvérsias. Sua abordagem é realizada de forma superficial, principalmente com estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas. Este trabalho buscou trazer o relato de experiência de um webinário sobre o uso de animais para realização de pesquisas científicas, ministrado para licenciandos em Ciências Biológicas EaD do Consórcio CEDERJ. A proposta deste trabalho foi oferecer um webinário que pudesse difundir entre os discentes conceitos relacionados ao tema, com base nas dúvidas obtidas em um questionário prévio. A oferta da atividade ocorreu como parte da programação do “Ciclo de Atividades Pedagógicas Protagonizadas por Alunos (APPA)”, evento que tem o intuito incentivar o desenvolvimento da formação docente dos alunos do polo CEDERJ/Magé envolvidos em pesquisas de iniciação científica, monografias e trabalhos voluntários através do oferecimento de oficinas online. Durante a atividade, observou-se pouco conhecimento dos alunos sobre os conceitos relacionados aos animais de laboratório, mas reconheceram a importância da utilização desses animais para a população, bem como a necessidade de explorar a temática em sala de aula. Ao finalizar a atividade, foi repassado um questionário de avaliação para os participantes. Todos os avaliadores deram respostas positivas para o evento, deixando em evidência o esclarecimento das dúvidas, interação com o público e desenvolvimento de uma postura ética e crítica. Mesmo sendo um tema pouco explorado por educadores, trazer debates sobre a temática na formação docente, contribuiu para que pudesse ser feita uma sensibilização para a abordagem em aulas futuras.Downloads
Publicado
2024-01-15
Edição
Seção
Relatos de Experiências