O ‘BIG BROTHER BRASIL’ COMO PONTO DE PARTIDA PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A POPULARIZAÇÃO DA LINGUÍSTICA

‘BIG BROTHER BRAZIL’ as a starting point for science communication and popularization of linguistics

Autores

  • Vitor Hochsprung Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Divulgação científica da linguística. Cultura popular. Instagram.

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência da prática de divulgação científica da Linguística realizada através do perfil no Instagram @vitorlinguistica. A fim de apresentar, principalmente, a técnica de espalhar conceitos, curiosidades e análises linguísticas por meio de elementos da cultura popular, serão ilustradas postagens de divulgação científica e seus resultados. Além da prática de divulgação, as ideias apresentadas se sustentam em justificativas pelas quais considera-se o ato de popularizar a linguística, pautadas em conceitos teóricos e metodológicos, eventos ocorrentes e sugestões interfáticas para a presença da Linguística nas escolas. Além disso, também se defende o uso da rede social Instagram como plataforma de divulgação, uma vez que há possibilidade de exploração de três aspectos apontados por Treulieb (2020): o ‘furar a bolha’, a interação científica e os bastidores. Neste relato de experiência, são apresentadas postagens referentes ao Big Brother Brasil 22, elaboradas para serem expostas no perfil @vitorlinguistica do Instagram, e que vão ao encontro da discussão de Treulieb (2020). Acredita-se, por fim, que a divulgação científica da ciência da linguagem, sobretudo por meio da cultura popular, pode ser benéfica, uma vez que contribui para a alfabetização científica da população.  

Biografia do Autor

Vitor Hochsprung, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com bolsa CNPq, pesquisando a divulgação científica e a popularização da Linguística.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Relatos de Experiências