A EXPERIÊNCIA DO ZERO - UM BLOG DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

The Zero Experience - A Science Communication Blog

Autores

  • Erica Mariosa Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Marcos Henrique de Paula Dias da Silva Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Palavras-chave:

Divulgação Científica. Blog, Matemática.

Resumo

A existência de conteúdos em determinada mídia, que dialoguem com tópicos da ciência e tenham direcionamento a um público específico, é uma condição necessária, mas não suficiente para se realizar Divulgação Científica (DC), que se trata de tornar a ciência de domínio público, ou seja, o uso de estratégias e práticas, que visa levar a informação científica para a sociedade. Mas esta informação não deve ser composta apenas por resultados das pesquisas científicas, comuns em artigos científicos, ou por apresentações dos últimos fatos científicos, comuns em veículos jornalísticos. Portanto, a partir de sua própria definição, não podemos supor que se baste a produção do conteúdo. Para que, de fato, seja considerada DC, também é preciso que contemple estratégias e ações que veiculem este conteúdo. Sendo assim apresentamos um relato sobre a DC realizada através do Zero. O Zero localiza-se no Blogs de Ciência da Unicamp, e procura relacionar o formalismo matemático à ludicidade, buscando adultos que tenham afinidade com matemática e computação, a partir de discussões mais avançadas e articuladas. A veiculação do conteúdo deste blog não se resume ao convite para leitura do texto, elas já se iniciam na própria construção do conteúdo, como, as tags, algoritmos de buscas, escolha do título do texto, da imagem de capa e do resumo, e como isto pode despertar o interesse (ou não) de um público em potencial. Já o planejamento da divulgação desse conteúdo, acontece em parceria com o Blogs de Ciência da Unicamp. Além das divulgações de canais pessoais dos pesquisadores autores das postagens, os conteúdos também são veiculados nos canais oficiais do projeto e nas sugestões de canais de imprensa. O resultado dessa ação conjunta é percebida nos números de acesso ao conteúdo colocado no Zero ao longo de sua existência.  

Biografia do Autor

Erica Mariosa, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Pós-Graduada em Jornalismo Científico e Mestra em Divulgação Científica e Cultural ambos pelo Labjor/Unicamp e Doutoranda em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática peloPECIM/UNICAMP. Participa como coordenadora da comunicação do projeto Blogs de Ciência da Unicamp e como pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências (PEmCie) da Unicamp e FURG. 

Marcos Henrique de Paula Dias da Silva, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Licenciado em Matemática pela USP (2015), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UNESP (2018), Doutorando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática pelo PECIM/UNICAMP, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Relatos de Experiências