ESTÉTICAS SENSORIAIS E NÃO SENSORIAIS PARA DIVULGAR A MATEMÁTICA

The use of sensorial and non-sensorial aesthetics in mathematics communication

Autores

  • Marcos Henrique de Paula Dias da Silva Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Palavras-chave:

Redes sociais. Divulgação da matemática. Estética sensorial. Estética não sensorial. Desafios de Matemática.

Resumo

Uma pergunta comum nas aulas de matemática, especialmente quando novos conceitos são apresentados, é: “Quando isso será utilizado na vida real?” A resposta esperada geralmente envolve a explicação de algum fenômeno físico no qual essa propriedade, ou uma derivação dela, é aplicada. O projeto “Desafios de Matemática da Unicamp” foi inicialmente concebido com o objetivo de ajudar os estudantes a desenvolver habilidades matemáticas necessárias em avaliações curriculares. As composições de formas geométricas coloridas foram percebidas como um alívio para a tarefa de realizar os cálculos necessários para resolver cada desafio. No entanto, ao longo do tempo, percebemos que era possível atribuir significados e sentidos às combinações de formas e cores, criando assim estéticas sensoriais relacionadas aos desafios. Da mesma forma, o crescimento do projeto e a interação com o público destacaram as estruturas de resolução dos desafios. Isso nos fez perceber que havia uma estética não sensorial relacionada à apreciação das soluções, baseada em qualidades como simplicidade, engenhosidade e relações geométricas e algébricas. Esses aspectos foram percebidos por meio da interação com o público, que compartilha e interage por meio de comentários nos canais em que o projeto é divulgado, fornecendo resoluções, questionamentos e dúvidas. Dessa forma, ambas as estéticas identificadas são consideradas motores para promover a divulgação da matemática e o engajamento nas redes sociais.  

Biografia do Autor

Marcos Henrique de Paula Dias da Silva, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Licenciado em Matemática pela USP (2015), Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela UNESP (2018) e Unicamp (2023) respectivamente, e docente do IFRJ

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Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Artigos