ANÁLISE DO MODO DE ENDEREÇAMENTO DE UM VÍDEO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE PREVENÇÃO À COVID-19
Autores
Luciana Ferrari Espíndola Cabral
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
Luiz Alberto de Souza Filho
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Américo de Araújo Pastor Júnior
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre os modos de endereçamento de um vídeo de divulgação científica sobre a prevenção à COVID-19. Nele, realizamos uma aproximação entre o conceito de endereçamento e os princípios comunicativos da divulgação científica (DC), uma vez que esta tem por função tornar os conhecimentos produzidos pela academia mais acessíveis para a população em geral. Assim, mobilizamos a noção de endereçamento proposta Elizabeth Ellsworth, que coloca que os filmes, assim como os livros e as cartas, são endereçados a uma audiência previamente pensada. A metodologia do estudo é sustentada pelos referenciais teóricos do endereçamento e da análise fílmica francesa. Analisamos o vídeo intitulado “O que é coronavírus? - Prevenção e dicas para crianças - COVID-19” publicado pelo canal Smile and Learn - Português no Youtube. Como resultado, pode-se notar que se trata de um vídeo educativo voltado ao público infantil. A intenção da obra é que, com ela, as crianças possam aprender sobre o coronavírus e sobre medidas de proteção. Neste vídeo de animação, uma criança fala e interage com os espectadores assumindo que estes também são crianças. Porém, ainda que se reconheça que o vídeo é endereçado ao público infantil, isso não significa que somente crianças poderão ter prazer visual em sua leitura. Mas para a construção exitosa de obras de divulgação científica com essa característica é interessante que os produtores tenham noção do fundamento dos modos de endereçamento.
Biografia do Autor
Luciana Ferrari Espíndola Cabral, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
Professora EBTT do CEFET/RJ, onde realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão. Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Luiz Alberto de Souza Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Licenciado em Ciências Biológicas (UERJ). Mestrando em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Américo de Araújo Pastor Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professor Adjunto da UFRJ, onde realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão. Doutor em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ).
Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professor Associado da UFRJ, onde realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão. Doutor em Comunicação (UFRJ).