O PIBID E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EXPERIMENTAÇÃO DE BAIXO CUSTO EM VÍDEO
THE LOW-COST EXPERIMENTATION IN VIDEO
Autores
Ranielli Morais de Abreu
Universidade Federal de São Paulo
Taísa Veloso Barreto Bezerra
Universidade Federal de São Paulo
Luana Beatriz Lucena Gomes
Universidade Federal de São Paulo
Rafael Simão da Silva
Universidade Federal de São Paulo
Vitor Amorim
Universidade Federal de São Paulo
Rui Manoel de Bastos Vieira
Universidade Federal de São Paulo
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Diadema, buscou atuar, no ano de 2021, na produção de material audiovisual de Divulgação Científica com finalidade de atender as necessidades da educação básica em ciências durante período de distanciamento social imposto pela pandemia do Coronavírus. Este trabalho objetiva a descrição do processo de produção audiovisual de licenciandos em Ciências do Pibid a partir da experimentação filmada, sua divulgação e aplicação no ensino de ciências. Desta forma, o processo de elaboração dos vídeos percorre a sistematização da produção a partir de temáticas científicas, da experimentação de baixo custo, divulgação e por fim a aplicação das atividades em âmbito escolar nas plataformas de ensino remoto disponíveis, tal como o Google Meet. As produções em vídeo do programa para a Divulgação Científica e ensino estão sintetizadas em dois grandes eixos: o vídeo instrucional, com a utilização de elementos gráficos e apresentação narrada para a exposição dos conceitos científicos abordados, e o vídeo tutorial, no qual os experimentos de baixo custo são expostos na produção audiovisual com etapas de construção e demonstração, para a replicação em sala de aula ou na residência do estudante. O resultado foi uma contribuição para a compreensão das temáticas científicas abordadas através da aplicação das atividades de forma síncrona em plataformas de ensino remoto. Consideramos, portanto, que o produto educacional em vídeo auxilia no diálogo com as necessidades do ensino básico. Promover a Divulgação Científica por meio da experimentação de baixo custo beneficia os estudantes propiciando reflexões sobre a natureza da Ciência e instrumentaliza o professor sendo assim, tal promoção se torna necessária no atendimento às novas demandas do ensino de Ciências.
Biografia do Autor
Ranielli Morais de Abreu, Universidade Federal de São Paulo
Licenciando em Ciências pela Unifesp.
Taísa Veloso Barreto Bezerra, Universidade Federal de São Paulo
Licencianda em Ciências pela Unifesp.
Luana Beatriz Lucena Gomes, Universidade Federal de São Paulo
Licencianda em Ciências pela Unifesp.
Rafael Simão da Silva, Universidade Federal de São Paulo
Graduado em pedagogia pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Mestrando em Ensino de Ciências eMatemática na Unifesp.
Vitor Amorim, Universidade Federal de São Paulo
Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática na Unifesp.
Rui Manoel de Bastos Vieira, Universidade Federal de São Paulo
Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto da Unifesp.