DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA: A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS POR MEIO DO PIBID CIÊNCIAS
Autores
Veridiana Moura Bitencourt
Universidade Federal de São Paulo
Daniela Vicente Mendes
Universidade Federal de São Paulo
Felipe Almeida Lucio
Universidade Federal de São Paulo
Rafael Simão da Silva
Universidade Federal de São Paulo
Vitor Amorim
Universidade Federal de São Paulo
Rui Manoel de Bastos Vieira
Universidade Federal de São Paulo
Resumo
A divulgação científica permite apresentar o conhecimento científico para diferentes públicos, em diversos meios de comunicação e informação. Durante o distanciamento social, a difusão das ciências tornou-se um elemento primordial para a alfabetização científica de crianças e jovens da Educação Básica. O objetivo desta pesquisa foi verificar como um conteúdo desenvolvido no formato de divulgação científica pode contribuir para a formação dos estudantes, principalmente em contextos remotos. Almejando-se este propósito, foram analisadas as etapas para a formação de um vídeo intitulado “classificação dos seres vivos”, produzidos pelos Licenciandos em Ciências participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Diadema, e a aplicação para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Caetano do Sul-SP. Verificou-se que o vídeo, proposto para as crianças e os seus familiares, conseguiu ser adotado no ambiente escolar, permitindo desenvolver a alfabetização científica. A parceria entre a universidade pública e a instituição da Educação Básica contribuiu para difundir as ciências e apresentá-las como pertencentes à realidade.
Palavras-chave: Divulgação Científica na Educação. Ciências. Vídeo.
Biografia do Autor
Veridiana Moura Bitencourt, Universidade Federal de São Paulo
Licencianda em Ciências na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID Ciências, pela Unifesp. E-mail: veridiana.bitencourt@unifesp.br.
Daniela Vicente Mendes, Universidade Federal de São Paulo
Licencianda em Ciências na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID Ciências, pela Unifesp.. E-mail: daniela.vicente@unifesp.br.
Felipe Almeida Lucio, Universidade Federal de São Paulo
Licenciando em Ciências na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID Ciências, pela Unifesp. E-mail: lucio.felipe@unifesp.br.
Rafael Simão da Silva, Universidade Federal de São Paulo
Mestrando do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professor de Ciências Físicas e Biológicas da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e de Ciências e Física no Governo do Estado de São Paulo. É supervisor no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID Ciências, pela Unifesp. E-mail: rafael.simao@unifesp.br.
Vitor Amorim, Universidade Federal de São Paulo
Mestrando do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professor de Ciências e Física na Educação Básica. E-mail: vitor.amorim@unifesp.br.
Rui Manoel de Bastos Vieira, Universidade Federal de São Paulo
Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). E-mail: rui.vieira@unifesp.br.