A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DO CIENTISTA NA CULTURA INFANTIL DIGITAL
Autores
Shaila Regina Herculano Almeida Maximo
EACH/USP
Emerson Izidoro dos Santos
EFLCH/UNIFESP
Resumo
As crianças têm participado de forma cada vez mais ativa de conteúdos relacionados a elas. A internet oferece diversas oportunidades para que isso aconteça de forma simples e eficiente. Sites como o Youtube têm transformado a cultura infantil e permitido às crianças contribuírem com a cultura digital, seja no consumo ou na produção de conteúdos. Os vídeos são produzidos com diversos temas e diferentes finalidades. O discurso científico, inclusive, tem sido empregado pelas crianças nessas produções para alcançarem visibilidade. Essa pesquisa teve como objetivo analisar o discurso infantil que utiliza a ciência como tema para a construção de um ethos e os objetivos dessas crianças ao apresentarem a imagem do cientista em suas produções. Foram analisadas falas e imagens de dois vídeos apresentados no Youtube por crianças e que continham temas científicos nos títulos. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso na comparação dos vídeos. Observou-se que os apresentadores construíram ethos diferentes com a imagem do cientista em suas produções, mas os dois alcançaram grande visibilidade na internet. A ciência foi usada para dar credibilidade às falas dos meninos e criar uma imagem de inteligência e coragem, o que os ajudou a alcançarem popularidade na internet.
Biografia do Autor
Shaila Regina Herculano Almeida Maximo, EACH/USP
Mestre pelo programa de Estudos Culturais da EACH/USP.
Emerson Izidoro dos Santos, EFLCH/UNIFESP
Professor titular do curso de Pedagogia da EFLCH/UNIFESP.
Orientador no programa de Estudos Culturais da EACH/USP