DA CÂMARA ESCURA AO PHOTOSHOP: INVESTIGANDO VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS
Autores
Carmem Martins
Universidade de Brasília
Resumo
O presente trabalho pretende examinar a trajetória da visualidade ao longo dos últimos séculos, desde o advento da sociedade industrial até o contexto de proliferação de imagens através das tecnologias contemporâneas. O intuito é delinear o percurso da relação espectador-imagem, ou sujeito-imagem, apresentando algumas mutações que culminam no que podemos chamar de cultura visual contemporânea. A primeira metade do artigo apresenta uma cronologia da visualidade, enquanto a segunda expõe algumas das tendências ou particularidades encontradas com frequência dentro do regime óptico vigente. A fim de suscitar uma posição mais crítica dentro do contexto de superabundância de imagens e economia da atenção à qual estamos imersos, este artigo dispõe de contribuições de autores como Michel Foucault, Jonathan Crary, Paula Sibilia, Gilles Lipovetsky, Arlindo Machado e Walter Benjamin, dentre outros. Uma revisão bibliográfica desse apanhado de autores permite uma inspeção dos meios de nosso tempo, que residem sobretudo no mundo digital, suas imagens e fluxos. Assim, é possível compreender os imbricamentos contemporâneos entre capitalismo, cultura e tecnologia.
Biografia do Autor
Carmem Martins, Universidade de Brasília
Graduanda de Comunicação na Universidade de Brasília. Em sua iniciação científica explorou o campo dos estudos visuais e desde então pesquisa dentro desta temática.