CIRCUITO DE PAPEL: ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO ESPAÇO FORMAL E NÃO FORMAL DE ENSINO

Autores

  • Cristine Sayumi Yamamoto Eguchi Universidade Federal de São Paulo
  • Daniela Vicente Mendes Universidade Federal de São Paulo
  • Rui Manoel de Bastos Vieira Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

PIBID, Banca da Ciência, Atividades de baixo custo, Ensino por Investigação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências obtidas por intermédio de uma proposta pedagógica realizada pelas licenciandas em Ciências através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em consonância com a Banca da Ciência, baseada no ensino por investigação abordando o tema sobre circuito elétrico. O relato é de cunho qualitativo, utilizou como fonte de dados nossas impressões das aplicações de experimentos de baixo custo e interações discursivas entre monitores e aprendizes. As aplicações ocorreram em quatro turmas, sendo duas dos oitavos anos e duas dos nonos anos, das escolas públicas do ABCD Paulista (SP) e numa Organização não Governamental (ONG) localizada em Itaquera (SP) com crianças entre 4 a 14 anos. Para Carvalho (2016) o planejamento de uma sequência de ensino que busca levar a construção de um conceito deve-se iniciar por atividades manipulativas, evidenciando a necessidade do instrumento pedagógico como facilitador, para que assim o aluno consiga tomar consciência de como o problema foi resolvido, através de suas próprias ações (CARVALHO et al. 2016). A elaboração da proposta teve como base discussões e leituras sobre ensino de ciências por investigação (CARVALHO et al. 2016) objetivando colocar o jovem como protagonista de seu conhecimento. A aplicação em diferentes locais e realidades buscou romper as fronteiras da difusão cientifica, fortificando os pilares da cidadania e conscientização atingindo as distintas camadas sociais por intermédio do empoderamento do conhecimento.

Biografia do Autor

Cristine Sayumi Yamamoto Eguchi, Universidade Federal de São Paulo

Graduanda em Licenciatura em Ciências pelo Instituto De Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas -Universidade Federal de São Paulo.

Daniela Vicente Mendes, Universidade Federal de São Paulo

Graduanda em Licenciatura em Ciências pelo Instituto De Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas -Universidade Federal de São Paulo.

Rui Manoel de Bastos Vieira, Universidade Federal de São Paulo

Professor Doutor do Departamento de Ciências Exatas e da Terra do Instituto De Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas -Universidade Federal de São Paulo.

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Relatos de Experiências