ESTRATÉGIAS DE ESCRITA: UTILIZAÇÃO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA

Autores

  • Carolina Sotério Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo (IQSC/USP) e LabJor UNICAMP
  • Salete Linhares Queiroz Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP)

Palavras-chave:

Textos de divulgação científica, Análise de conteúdo, Química

Resumo

É evidente como o avanço dos estudos científicos e o crescente desenvolvimento tecnológico deles resultantes têm mudado significativamente a vida dos seres humanos. Embora os impactos de tais descobertas sejam de suma importância para a sociedade, a conscientização sobre toda essa produção intelectual ainda é mínima. Grande parte dessa falha comunicativa entre os pesquisadores e o público em geral está na divulgação realizada. Faz-se então necessária a busca por estratégias que visem o aperfeiçoamento da divulgação científica (DC) no cenário global, para que se possa divulgar ciência com conteúdo fundamentado e linguagem ao alcance de um público não especializado. Nesse sentido, um curso de DC foi oferecido a estudantes de graduação em química, membros do grupo American Chemical Society USP Student Chapter, que abordou estratégias de escrita de textos de divulgação científica (TDC). A Análise de Conteúdo foi utilizada para o estudo das percepções dos estudantes sobre a temática de DC ao longo do curso, que se desenvolveu por meio da identificação de conceitos-chave frequentes nas respostas dos mesmos quando questionados sobre o assunto. Assim, foi possível identificar que o entendimento dos participantes sobre DC correlacionou-se diretamente com as ideias contidas nas seguintes categorias e subcategorias: acessibilidade (linguagem e público-alvo), definição (o que é e objetivos) e os veículos. Sobre isso, foi notório como o uso de termos relacionados ao público-alvo e acessibilidade aumentou após o curso, além da ampliação da variedade de verbos empregados para descrever os objetivos da DC.

Biografia do Autor

Carolina Sotério, Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo (IQSC/USP) e LabJor UNICAMP

Mestranda no Programa de Pós-graduação do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) com trabalho na área de textos de divulgação científica, apresentadora do interprograma “Minuto da Química” da Rádio UFSCar e estudante de Especialização em Jornalismo Científico no LabJor Unicamp.

Salete Linhares Queiroz, Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP)

Professora Doutora do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química (GPEQsc), editora da revista Química Nova na Escola e diretora do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP).

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Relatos de Experiências