ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO DE PESQUISADORES NAS MÍDIAS SOCIAIS DO PERIÓDICO CIÊNCIA RURAL
Palavras-chave:
Mídias Sociais, Revista Científica, Estratégias EngajamentoResumo
A adoção de Altimétricas, as métricas alternativas, oferecem a possibilidade de as revistas científicas rastrearem o seu impacto social e visibilidade da produção científica. Ao mesmo tempo, essas ferramentas também exigem um planejamento estratégico de mídias sociais. Neste relato de experiência, descrevemos o processo de implementação de estratégias de disseminação de conteúdo em mídias sociais da revista Ciência Rural, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculada à SciELO. Pretendeu-se aprimorar as formas de divulgação da revista nas plataformas Facebook, Twitter para aumentar o alcance de suas publicações e o engajamento de seu público. Criou-se, também, um projeto de produção de vídeos curtos hospedados em um canal da Ciência Rural no YouTube. Os vídeos tem como tema as próprias pesquisas publicadas na revista, com entrevistas com autores, além de dicas sobre redação científica de editores científicos e outros profissionais conhecidos pela comunidade acadêmica vinculados ao periódico. Ao todo foram publicados 12 vídeos durante 2018. A sua disseminação no Facebook e Twitter gerou métricas significativas, sendo que o vídeo mais visualizado do canal soma 2.652 impressões no Facebook e 892 no Twitter. Outras estratégias incluíram produzir um sumário para a revista com recursos visuais mais apelativos, além da postagem da chamada individual dos artigos publicados, para gerar cliques no artigo. As estratégias de engajamento ainda estão em fase inicial e pretendem ser consolidadas nos próximos meses.Downloads
Publicado
2020-06-25
Edição
Seção
Relatos de Experiências