Interação entre ciência e arte na divulgação científica: proposta de uma agenda de pesquisa
Autores
Rojanira Roque dos Santos
Universidade Federal de São Carlos
Camila Carneiro Dias Rigolin
Universidade Federal de São Carlos
Resumo
Este trabalho busca investigar a interação entre ciência e arte – concebidos aqui como campos científico e artístico – em projetos de divulgação científica. O referencial teórico está apoiado nos construtos propostos pelos autores dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, em especial no conceito de campo social desenvolvido por Pierre Bourdieu. Tem como objeto de estudo projetos de divulgação científica, recentemente desenvolvidos no Brasil, que tem como fundamento a fertilização cruzada entre os dois campos. Essa interseção entre os campos científico e artístico pode ocorrer em diferentes níveis de interação. A partir do desenvolvimento de propostas pluridisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares essas iniciativas representam uma modificação na concepção estritamente disciplinar que justificava o afastamento entre ciência e arte. Contudo, a interação entre os dois campos não está livre de conflitos, uma vez que, segundo Bourdieu, um campo social é caracterizado pela existência de atores sociais em permanente disputa, movimentando-se no sentido de acumular “capitais” - institucionais, científicos, artísticos (Bourdieu, 1996). Estes agentes internalizam disposições específicas (habitus), levando à formação das estruturas objetivas dos campos. Partindo do princípio de que as relações internas de cada campo já denotam conflitos específicos, como são os processos e qual é o produto da aproximação entre os dois campos? Como os agentes de cada campo reagem a esta interação? Quais os benefícios advindos da aproximação entre os campos científico e artístico para a divulgação científica? Na tentativa de responder a estas questões, as autoras apresentam a proposta de uma agenda de pesquisa voltada para a investigação deste processo de interação.
Biografia do Autor
Rojanira Roque dos Santos, Universidade Federal de São Carlos
Mestranda do Programa de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos, na linha de pesquisa "Dimensões Sociais da Ciência e da Tecnologia", onde investiga as relações entre arte e ciência em projetos de divulgação científica. Possui licenciatura em Desenho e Plástica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo (2004) e graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2010). É especialista em arte-educação pela Universidade de Brasília. Foi Coordenadora Pedagógica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza onde desenvolveu projetos voltados ao aperfeiçoamento da prática docente.