DISLEXIA: O EXCESSO DE DIAGNÓSTICOS E O REFLEXO NA VIDA DAS CRIANÇAS

Autores/as

  • Giovana Dragone Rosseto Antonio Unicamp

Resumen

Dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade, Transtorno de Leitura, Distúrbios de Conduta, Dificuldade de Aprendizagem. Patologias relacionadas à dificuldade de aprendizagem (sobretudo referentes à leitura e escrita) são comuns nos dias de hoje. Pais e professores mostram-se cada vez mais preocupados com a situação de suas crianças, que acabam sendo diagnosticadas e rotuladas nos primeiros anos de escolarização. Essa situação, além de trazer muitas conseqüências para a vida das crianças, faz com que cresça a procura por profissionais que possam confirmar um diagnóstico que explique o fracasso escolar, sendo o diagnóstico de dislexia, aparentemente, o mais comum. Desse modo, as instituições e/ou profissionais que oferecem esse apoio acabam ganhando espaço, como é o caso, no Brasil, da Associação Brasileira de Dislexia (ABD).

Biografía del autor/a

Giovana Dragone Rosseto Antonio, Unicamp

Linguística, Neurolínguistica

Publicado

2010-05-06