LÍNGUA MATERNA, LÍNGUA ESTRANGEIRA E PSICANÁLISE: UM OLHAR OUTRO PARA A QUESTÃO DA APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Denise Souza Rodrigues Gasparini UNICAMP

Resumen

Resumo: O objetivo do presente trabalho é discutir as possíveis articulações entre as línguas materna e estrangeira partindo do conceito de lalangue. De acordo com o quadro teórico ao qual nos filiamos, este conceito é o elemento organizador da relação entre as línguas. Consideramos que uma língua estrangeira só pode ser apreendida por um sujeito após uma inscrição primitiva do campo simbólico feita por sua língua materna. Esta inscrição prévia, fundada em lalangue e em suas operações, faz os efeitos desta lalangue reverberarem tanto em uma língua estrangeira quanto nos processos de aprendizagem desta, na relação que será estabelecida entre o aprendiz e esta nova prática complexa. Um vez incluída a suposição de lalangue em nossa discussão, as línguas materna e estrangeira não podem mais ser tomadas como sistemas fechados e separados, mas tornam-se extensões/prolongamentos umas das outras, podendo, ambas, oferecer sua materialidade significante para a emergência do sujeito do inconsciente.

Publicado

2010-05-06