GAMES, (MULTI)LETRAMENTOS E APRENDIZAGEM: UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES GAMIFICADAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA

Autores/as

  • Juliana Vegas Chinaglia Universidade Estadual de Campinas

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir algumas relações entre os games, os letramentos e a aprendizagem, sob o ponto de vista teórico dos multi e novos letramentos, introduzindo um conceito que tem se sobressaído nessa área: o de gamificação. Na intenção de vislumbrar caminhos possíveis para o uso de games no ensino de língua portuguesa, apresentamos uma proposta de sequência de atividades gamificadas, criada para a pesquisa-ação de doutorado em andamento. O material didático, apresentado na forma de um site, é baseado em um jogo autêntico – Tomb Raider – no qual o aluno deve se colocar na posição de uma personagem e cumprir objetivos, a partir de uma narrativa proposta, na qual buscamos trabalhar com a leitura e a escrita de gêneros científicos e de divulgação científica. Com os dados gerados em aplicação de projeto piloto, por fim, nas considerações finais, discutimos brevemente sobre algumas reflexões preliminares.

Biografía del autor/a

Juliana Vegas Chinaglia, Universidade Estadual de Campinas

Mestre e Doutoranda em Linguística Aplicada, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas.

Publicado

2018-06-26