A IMPRENSA E O DISCURSO SOBRE O APARECIMENTO DA TELEVISÃO NO BRASIL
Palabras clave:
Análise do DiscursoResumen
RESUMO: O objetivo deste trabalho é realizar, de acordo com os princípios teóricos e metodológicos adotados pela escola francesa de Análise de Discurso, uma análise do discurso da imprensa brasileira sobre o aparecimento da televisão no Brasil. Com a análise, busca-se compreender como os jornais e revistas em circulação na época constituem sentidos para o início das transmissões televisivas, que têm como ponto de partida a inauguração da TV Tupi em São Paulo, em 18 de setembro de 1950. Integram o corpus de análise materiais que tratam da televisão no Brasil publicados em diversas seções das revistas O Cruzeiro e Manchete, e dos jornais O Estado de São Paulo e Correio Paulistano, no período de 1945 a 1954. As primeiras análises centram-se nos enunciados definidores de televisão, presentes no corpus, e nas qualificações empregadas para a adjetivação ou a reescritura da mesma. A análise dessas questões tende a encaminhar novos percursos no corpus, com a realização de outros recortes necessários, de forma a compreender o processo discursivo que constitui sentidos para a televisão no Brasil, à época do início de suas transmissões no país. ABSTRACT: This study has the purpose to analyze the discourse of the emerging of television in Brazil in its formulation by the written press of Brazil, based on theoretical and methodological presuppositions of the Discourse Analysis. It’s aim to understand how the circulation of brazilian newspapers and magazines since the 1950s constitutes meanings for the beginning of teletransmissions, which were brought about by the opening of TV Tupi in São Paulo, in september of 1950, by means of published articles by the following newspapers and magazines: O Estado de São Paulo, Correio Paulistano, O Cruzeiro and Manchete.Descargas
Publicado
2008-11-05
Número
Sección
Artigos