IMAGENS DE CRIANÇAS, CIÊNCIAS E CIENTISTAS NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O PÚBLICO INFANTIL

Autores/as

  • Christiane Cardoso Bueno Unicamp

Resumen

Experiências educacionais e diversos estudos vêm mostrando que o público infantil tem grande capacidade e interesse em lidar com temas de ciência. Diversas revistas e suplementos infantis trazem frequentemente temas ligados à ciência para seu público, que cada vez mais se familiariza com eles. Porém um olhar mais atento revela um verdadeiro jogo de imagens na divulgação científica para o público infantil: imagens de ciência, de cientistas e de crianças. A imagem que esses veículos fazem de seu público e da ciência diz muito sobre o modelo de divulgação científica adotado e problematiza a divulgação de ciência feita hoje no Brasil. O objetivo desse estudo é analisar reportagens científicas em revistas e suplementos voltados ao público infantil, averiguando através da análise do discurso a imagem que esses veículos têm de seu público e de ciência, e analisando como isso afeta a divulgação científica e até mesmo a cultura científica.

Biografía del autor/a

Christiane Cardoso Bueno, Unicamp

Jornalista especialista em Jornalismo Científico, com experiência na área de Jornalismo Científico e Cultural. Cursando Mestrado em Divulgação Científico e Cultural na Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2010). Possui pós-graduação em Jornalismo Científico pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2008), graduação em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2004) e graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCCAMP (1999).

Publicado

2011-12-02