“ARTE” EM TEMPOS DE “CHIRINOLA”: A PROPOSTA DE RENOVAÇÃO TEATRAL DE COELHO NETTO (1897-1898)

Authors

  • Danielle Crepaldi CARVALHO IEL/Unicamp

Keywords:

Lietartura Brasileira, Literatura e Outras Produções Culturais, Coelho Netto, Teatro

Abstract

RESUMO: O literato Henrique Maximiniano Coelho Netto (1864-1934) teve grande importância no cenário intelectual brasileiro desde fins do século XIX até as primeiras décadas do século XX. Embora tenha escrito contos, crônicas, romances e peças teatrais, num montante de aproximadamente 100 volumes, Coelho Netto via o teatro como a arena privilegiada para a defesa de seus ideais artísticos e sociais. Fiel à crença de que caberia ao teatro o papel de educar a população e conduzir o país ao mesmo progresso experimentado pela Europa, Coelho Netto escreveu aproximadamente 45 peças teatrais, entre elas a produção dramática que inaugurou o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1909. Além disso, batalhou com afinco, na imprensa e no ensino, para ver seus ideais concretizados. Este projeto visa a analisar as peças teatrais escritas por Coelho Netto entre 1897 e 1898 (“Pelo amor!”, “Artemis”, “Hóstia”, “As Estações”, “Ironia” e “Os Raios X”), momento em que o escritor contou com a colaboração de artistas amadores para experimentar no campo do simbolismo e naturalismo teatral e apresentar uma alternativa para combater a crise que julgava estar ocorrendo no teatro, já que o público preferia as peças populares, que o autor supunha despidas de qualidades artísticas. Tem ainda como objetivo pesquisar os debates surgidos em torno das representações: as reações de público e as polêmicas que se seguiram às exibições, assim como as respostas de Coelho Netto aos seus interlocutores. ABSTRACT: Henrique Maximiniano Coelho Netto was extremely important in the intellectual Brazilian scenery in end of the nineteenth century. Believing the theatre had the role of educating the population and conducting the country to the same progress experimented by Europe, he wrote about 45 theatre plays. This project analyses his plays written between 1897-1898, when he had the support of an amateur group to experiment in the fields of symbolism and naturalism, and presented an alternative to defeat the crises he believed the theatre was facing, since the public preferred the musical comedies, in which he didn’t see artistic qualities.

Published

2008-11-05