O ENSINO DE LE (INGLÊS) PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO NA TRANSDISCIPLINARIDADE DA LINGÜÍSTICA APLICADA

Autores

  • Cláudia Hilsdorf ROCHA IEL/UNICAMP

Palavras-chave:

Lí­ngua Estrangeira, Multiculturalismo, Plurilingüismo e Educação Bilingüe

Resumo

RESUMO: O objetivo deste artigo recai na reflexão acerca das justificativas para a inclusão curricular do ensino de Línguas estrangeiras no Fundamental I público, como também sobre os objetivos a serem estabelecidos para o processo e o papel do inglês nesse contexto educacional. Para tanto, tomamos a Lingüística Aplicada como campo indisciplinar (Moita Lopes, 2006) ou transgressivo (Pennycook, 2006) de investigação, o que nos permite alcançar a “leveza de pensamento” (Rojo, 2006) necessária para a construção de referenciais teóricos que venham possivelmente contribuir para que essa prática social torne-se mais ética e efetiva (Moita Lopes, 2006) na sociedade contemporânea (Bauman, 2001). ABSTRACT: The aim of this article is to reflect upon the justifications for the curricular inclusion of foreign languages in Primary Public Schools, the objectives of the teaching-learning process and the role of English in this educational context. In order to do so, we take Applied Linguistics as an indisciplinary (Moita Lopes, 2006) or transgressive field of investigation (Pennycook, 2006), which enables us to achieve the necessary state of “lightness of thought” (Rojo, 2006) to build theoretical frameworks that can possibly contribute to make this social teaching-learning practice more ethical and effective (Moita Lopes, 2006) in our contemporary society (Bauman, 2001).

Downloads

Publicado

2008-11-05