O MODELO PACE: UMA TENTATIVA DE ENSINAR O PRESENT PERFECT

Autores

  • Denilson Amade Sousa Unicamp

Resumo

Este trabalho tenta verificar a eficácia de um modelo indutivo de ensino gramatical (PACE) comparando-o a um ensino dedutivo. Há tempo atesta-se a grande dificuldade que aprendizes e professores brasileiros de inglês encontram na aquisição e utilização do Present Perfect. Dados foram coletados através de tarefas de julgamento de gramaticalidade e de descrição de figuras; além de gravações em áudio e vídeo. Duas turmas de inglês de nível intermediário receberam intervenções distintas. Para medir o desenvolvimento lingüístico dos sujeitos, houve um pré-teste antes das intervenções e, após as mesmas, dois pós-testes. Neste trabalho, são discutidos alguns dados e resultados parciais. Palavras-chave: instrução gramatical, aspecto verbal, Present Perfect, modelo PACE.

Biografia do Autor

Denilson Amade Sousa, Unicamp

Aluno do Programa de Doutorado em Lingüística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) – UNICAMP. Bolsista da CAPES.

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Publicado

2009-06-25