IMPROVISANDO E APRENDENDO A LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Amarilis Aurora Aparecida VALENTIM FFLCH/USP

Palavras-chave:

Ensino de Lí­ngua Estrangeira, Francês, Jogos Teatrais

Resumo

RESUMO: Como professora de língua estrangeira, desejávamos propiciar aos aprendizes uma abordagem interativa e dinâmica que lhes permitisse um desenvolvimento mais completo das habilidades na língua-alvo. Assim, pensamos na hipótese de fazer uso de técnicas teatrais em sala de aula com o fim de fornecer aos educandos um contexto de comunicação próximo ao do real e o treinamento de que fala Weiss, necessário ao desenvolvimento da competência comunicativa. Em nossa aplicação prática, pudemos notar que o uso de técnicas teatrais como a improvisação e o esquete facilita e qualifica o ensino da língua estrangeira, permitindo a criação de um universo comunicativo propício e fundamental ao processo de ensino/aprendizagem de FLE, como aponta Yaiche, além de favorecer a interação, a ativação e o aprimoramento de conhecimentos anteriores e de gerar motivação. RÉSUMÉ: Comme professeur de langue étrangère, nous avions le désir de permettre aux étudiants un développement interactif et dynamique des habilités en langue-cible. Ainsi, nous avons choisi travailler avec des jeux théatraux en classe. Notre pratique en salle de classe nous a permis d'observer la création d'un univers communicatif, que selon Yaiche est fondamental pour le processus d'enseignement d'une langue étrangère, où l'activation des connaissances préalables et l'acquisition de nouvelles structures linguistiques ont lieu. Aussi, nous avons remarqué l'épanouissement de l'interaction et de la motivation chez les étudiants.

Downloads

Publicado

2008-11-05