MENINOS E MENINAS DE UM BAIRRO RURAL: IDENTIDADES, LETRAMENTO E ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • Renata Roveri CÂNDIDO IEL/ Unicamp

Palavras-chave:

Sociolingüística, Letramento

Resumo

RESUMO: O presente trabalho pretende se inserir no discurso, cada vez mais corrente na área da Lingüística Aplicada, que estuda questões relativas às identidades de sujeitos de variados contextos. Tal temática tem tido atenção de pesquisadores devido às mudanças de um mundo globalizado que permite ver a multiplicidade da vida humana. O objetivo aqui é focalizar a interrelação de culturas e identidades em construção com as representações sociais (Fairclough, 1989) que uma comunidade rural tem sobre a escola e sobre a escrita. O contexto de pesquisa é um bairro rural de um município do interior de São Paulo e os alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental da escola municipal ali localizada. Questões de identidade são fundamentais na análise de contextos em que, como no caso das comunidades rurais, a tradição oral é forte, a língua da escola é diferente daquela falada em casa e na comunidade. Partindo da idéia de que há diferenças lingüísticas, tenho como hipótese a existência, nesse contexto, de divergência nas representações sociais que as comunidades podem ter sobre a escola. Assim, através de pesquisa etnográfica (Erickson, 1984), busco saber o que a escolarização e o letramento significam para os moradores dessa região rural, e como essas significações interferem (ou não) no processo de construção de identidade de meninos e meninas que freqüentam a escola local. Ao focalizar a temática da construção das identidades de alunos da zona rural e saber qual é o papel que a instituição escolar e seus agentes têm nesse processo, a pesquisa busca contribuir para a reflexão de novas políticas educacionais, dada a relevância e as implicações que questões de identidade podem ter no desempenho escolar. RESUMEN: Este trabajo tiene como objetivo presentar una investigación en curso, que, con una perspectiva etnográfica (Erickson, 1984), examina el significado de la escuela y la lectura/escritura para los habitantes de una región rural y como estas representaciones intervienen (o no) con el proceso de la construcción de la identidad de niños y niñas que frecuentan la escuela local.

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Publicado

2008-11-05