Um diálogo entre a Sociolinguística e a Neurolinguística Discursiva sobre a escola pública

Autores

  • Maria Judith Righi Gomes UNICAMP

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir o fenômeno da exclusão na escola, especialmente na escola pública que atende a população menos favorecida, à luz da abordagem teórico-metodológica da Neurolinguística Discursiva (abreviada como ND), marcada pelo encontro com a Sociolinguística. Essa discussão considera os trabalhos de Freud (1891 e 1895) que descrevem as funções cerebrais envolvidas na linguagem que constituem o sujeito, através de conexões cerebrais que ocorrem entre vias associativas corticais estimuladas pelo contexto sociohistórico. Por este motivo, pudemos vincular e ampliar a reflexão Neurolinguística através da Sociolinguística que estuda a língua em seus contextos reais de uso (Labov, 1972 e Alkmim, 2008). É através da Sociolinguística que podemos refletir sobre a impossibilidade de articular as funções cerebrais e contextos significativos na aprendizagem da leitura e escrita na forma culta enquanto persistir a intolerância, nas práticas pedagógicas, às variedades linguísticas que os sujeitos falantes levam à escola que frequentam.

Biografia do Autor

Maria Judith Righi Gomes, UNICAMP

Doutoranda em Linguística, área de Neurolinguística Discursiva sob orientação da Profª Drª Maria Irma Hadler Coudry

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Publicado

2012-12-26