IMAGENS DE CRIANÇAS, CIÊNCIAS E CIENTISTAS NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O PÚBLICO INFANTIL
Resumo
Experiências educacionais e diversos estudos vêm mostrando que o público infantil tem grande capacidade e interesse em lidar com temas de ciência. Diversas revistas e suplementos infantis trazem frequentemente temas ligados à ciência para seu público, que cada vez mais se familiariza com eles. Porém um olhar mais atento revela um verdadeiro jogo de imagens na divulgação científica para o público infantil: imagens de ciência, de cientistas e de crianças. A imagem que esses veículos fazem de seu público e da ciência diz muito sobre o modelo de divulgação científica adotado e problematiza a divulgação de ciência feita hoje no Brasil. O objetivo desse estudo é analisar reportagens científicas em revistas e suplementos voltados ao público infantil, averiguando através da análise do discurso a imagem que esses veículos têm de seu público e de ciência, e analisando como isso afeta a divulgação científica e até mesmo a cultura científica.Downloads
Publicado
2011-12-02
Edição
Seção
Artigos