Promessas de Imortalidade: transmissão e reperformance dos epinícios pindáricos

Autores/as

  • Robert de Brose Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

Píndaro. Poética Cognitivas.

Resumen

No presente artigo irei argumentar que Píndaro, ainda imerso em uma cultura oral, produzia canções compostas a partir do estatuto cognitivo de uma tradição de composição poética oral, a qual tinha como objetivo uma performance igualmente oral e pública e um contexto de recepção e disseminação futuros baseado em cenários de reperformances inseridos nos mais diversos contextos. Tentarei demonstrar, utilizando abordagens da Linguística e da Poética Cognitivas, que essas são conclusões dedutíveis a partir dos próprios textos dos epinícios que apontam, ademais, para cenários de reperformance futuros que foram, ulteriormente, a principal fonte de preservação da letra das canções. Como meu uso da bibliografia citada irá demonstrar, o assunto já foi explorado por outros pesquisadores, ainda que seja relativamente recente na crítica pindárica. Acredito, no entanto, que a inovação não se dá apenas por novas descobertas, mas pelo constante diálogo com a crítica pretérita. Dessa forma, uma nova análise do diversos problemas e cenários discutidos na bibliografia citada podem certamente contribuir para uma recepção mais crítica desses estudos no Brasil.

Biografía del autor/a

Robert de Brose, Universidade Federal do Ceará

Professor Assistente de Língua e Literatura Grega da Universidade Federal do Ceará (Campus de Fortaleza) e mestre em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo, onde desenvolve, atualmente, pesquisa em lírica grega arcaica como candidato a doutor no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas daquela instituição. Tem interesse na pesquisa em língua e literatura greco-latina e na lingüística e poética do proto-indo-europeu.

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Publicado

2015-12-17

Número

Sección

Artigos