Ensino de latim e educação linguística: reflexão sobre materiais e método
Keywords:
Conceitos de linguística saussureana. Didática do latim. Metodologia de ensino. Normalização de enunciados. Dicionários de latim.Abstract
revisões críticas de métodos de ensino de línguas antigas têm-se tornado cada vez mais frequentes, em particular quando se trata do ensino de latim, cujos métodos mais recentes propõem atualizações formais e de estratégias didáticas, como, por exemplo, aqueles criados para funcionar em plataformas eletrônicas, instalados em microcomputadores ou acessíveis em sistemas on-line através da Internet, e os que pretendem empregar formulações didático-pedagógicas típicas do ensino de línguas modernas, como são os assim chamados métodos calcados na abordagem comunicativa do idioma. No Brasil e em particular na Unesp de Araraquara, o ensino de latim conta já há décadas, com propostas de descrição e ensino pautadas no aporte de idéias tomadas à Linguística saussureana e pós-saussureana, de que muito se têm beneficiado as línguas modernas, mas não, em geral, as línguas antigas, provavelmente devido a não mais serem atualizadas no presente. Após tantos anos de pesquisa e experimentação do método desenvolvido na FCL-Unesp de Araraquara, este texto proporá discutir alguns dos instrumentos que se mostraram relevantes e necessários para implementar um método de ensino de latim apoiado na formação linguística do candidato a latinista, como, por exemplo, a formulação de exercícios e de um dicionário adequados a esse tipo de enfoque e orientação.References
PULEYO. Apologia o discurso sobre la magia en defensa propria (Apuleii apologia siue pro se de magia liber). Introducción, traducción y notas de Roberto Heredia Correa. Ciudad de México: UNAM, 2003 (Biblioteca Scriptorum Graecorum et Romanorum Mexicana).
BRUNO, H; DEZOTTI, J.D.; FIORIN, J.L.; LIMA, A.D.; PRADO, J.B.T. Latim: da fala à língua. Araraquara: FCL-UNESP, 1992.
CARVALHO, José G. Teoria da Linguagem. Natureza do Fenômeno Linguístico e a Análise das Línguas. Coimbra: Atlântida, 1973. Tomo II.
ERNOUT, A. Morphologie historique du latin. 3ème ed. revue et corrigée. Paris: Klincksieck, 1974.
GALLEGO MOYA, E. La enseñanza del latín en el Verdadero metodo de estudiar de Verney. In: E. CALDERÓN, E.; MORALES, A.; VALVERDE, M. (eds.). KOINOS LOGOS. Homenaje al profesor Jose Garcia Lopez. Murcia: Universidad de Murcia, Servicio de Publicaciones, 2006. 2 v. p. 237-246. v. 1.
GREIMAS, A.; COURTÉS, A. Dicionário de Semiótica. Trad. A. D. Lima et al. São Paulo: Cultrix, 1983.
LIMA, A. D. Uma estranha língua? Questões de linguagem de método. São Paulo: EdUNESP, 1995.
PHAEDRUS. Fabulae Aesopiae Phaedri Augusti Liberti Liber Fabularum. A. Guaglianone (ed.), 1969. In: PHI 5.3. Latin texts and Bible versions. The Packard Humanities Institute, 1991. CD-ROM.
PRADO, J.B.T. Língua Latina I - Anotações de aula. Araraquara: FCL-UNESP, 2007 (versão 2.2: texto em meio digital).
PRADO, J.B.T. El sistema pronominal latino: su descripción y cómo enseñarlo. In: SALAS, O. D. A; VALENCIA, A. V. (Org.). Cultura clássica y su tradición: balance y perspectivas actuales. Cidade do México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2013, v. 1, p. 427-438.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
When submitting papers to PhaoS, authors should be aware that PhaoS shall hold all relevant copyrights over such papers if they are accepted for publication. Manuscripts will not be returned.