A Narrativa mítica coram como forma de enunciação trágica em as fenícias de Európedes
Palavras-chave:
Eurípides. As Fenícias. Tragédia Grega.Resumo
Coro, mito e tragédia. Qual a relação desses três fatores quando se toma individualmente a tragédia As Fenícias de Eurípides? A proposta deste artigo é verificar em que medida a atividade coral interfere na ação dramática da peça em questão. Nos estásimos, o coro se atém majoritariamente à narrativa mítica, passando em revista toda a história de Tebas até os dias presentes da trama. Argumento aqui que tal proeminência do mito serve para construir e validar situações trágicas iminentes do enredo.Referências
AMIECH, C. Les Phéniciennes d`Euripide: Commentaire et Traduction. Paris: L´Harmattan, 2004.
ARTHUR, M. “The curse of Civilization: The Choral Odes of the Phoenissae”, Harvard Studies in Classical Philology, Vol. 81 (1977), pp.163-185.
CRAIK, E. Euripides, Phoenician Women. Commentary. Wiltshirte: Aris & Phillips LTD, 1988.
GREGORY, J. “Euripidean Tragedy”, IN: GREGORY, J. A Companion to Greek Tragedy. Malden, Blackwell Publishing, 2005.
KOVACS. D. Euripides. Helen. Phoenician Women. Orestes. Cambridge and London, Harvard University Press, 2002.
MASTRONARDE, D. Euripides. Phoenissae. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
MASTRONARDE, D. The art of Euripides. Dramatic Technique and Social Context. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
MEDDA, E. Euripide. Le Fenicie. Milão: RCS Libri, 2006.
RUTHERFORD, R. Greek Tragic Style. Form, Language and Interpretation. Cambridge, Cambridge University Press, 2012.
RUTHERFORD, R. “’Why should I mention Io?’ Aspects of Choral Narration in Greek Tragedy”. The Cambridge Classical Journal, Volume 53, 2007, pp. 1-39.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao se submeterem textos para a PhaoS, seus autores devem estar cientes de que, se aprovados para publicação, a revista terá sobre eles todos os direitos autorais pertinentes. Originais não serão devolvidos.