Ordem do discurso e Educação: Arquivos.

Autores/as

  • Bruno Caetano Felipe da Silva Universidade Estadual de Campinas

Resumen

Foi em meados de 2014, durante a discussão do Plano Nacional de Educação (PNE) que certa ala da Câmara dos Deputados fez circular a expressão “ideologia de gênero”. A discussão aqui pautada se dava na época de Abril do referido ano, quando o poder legislativo se reunia em torno do Projeto de Lei nº 8035, de 2010, aquele que se tornaria a lei do Plano Nacional de Educação. A Ordem do Dia, do dia oito, trazia para a Casa a votação de duas propostas para a textualização de tal lei, a primeira encaminhada pela própria Câmara e a segunda encaminhada pelo Senado Federal. O que se empreende aqui é uma análise sobre sentidos de “ideologia de gênero” em funcionamento na reunião ordinária do dia 08/04/2014, entendendo o documento como um lugar onde funciona políticas de arquivamento e um lugar de disputa de memória. Palavras-chave: Ideologia de Gênero, Análise de Discurso, Arquivos.

Biografía del autor/a

Bruno Caetano Felipe da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Graduando em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lecionou em cursinhos populares na região de Campinas, compõe os grupos de pesquisa DArq (Discurso e Arquivo) e PsiPoliS (Psicanálise, Política, Significante) e atualmente desenvolve a pesquisa de Iniciação Científica “Ordem e Educação: razão e sexualidade no Plano Nacional de Educação” . Áreas de interesse de pesquisa: Análise de Discurso, Gênero e Sexualidade, Arquivos.

Publicado

2020-06-09