Ordem do discurso e Educação: sexualidade na Base Nacional Comum Currícular

Autores/as

  • Bruno Caetano Felipe da Silva Universidade Estadual de Campinas

Resumen

A discussão deste trabalho se dá em torno do apagamento dos termos “identidade de gênero” e “orientação sexual” no texto que compõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de forma a reconstruir o discurso parlamentar, em seus pronunciamentos e projetos de leis. A análise de tais projetos que transitam em nosso legislativo permite afirmar que está em ascensão, no Brasil, um fascismo velado. Coberto por uma capa do diálogo, o sexo é instrumentalizado para sujeitar corpos a um determinado regime de inteligibilidade e padronização do desejo. Ao censurar determinados léxicos no discurso jurídico (que regula, constroem, pela linguagem, relações hierárquicas de poder. Assim, ficamos com a questão: nesse contexto, que relação é possível entre os (não)dizeres e os afetos sociais?

Biografía del autor/a

Bruno Caetano Felipe da Silva, Universidade Estadual de Campinas

IEL-Univamp

Publicado

2018-10-29