PROPOSTAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA – UM OLHAR SOBRE OS MATERIAIS APOSTILADOS

Autores/as

  • Roberta Caroline Silva SALOMÃO Graduação - IEL/UNICAMP

Resumen

Em 2007, quando a atual pesquisa estava ainda em sua fase de desenvolvimento, a discussão acerca dos materiais apostilados já pôde ser introduzida, dentre outros, no artigo “Apostilados, fascículos ou livros didáticos de língua portuguesa? – um breve panorama do Ensino Médio brasileiro” publicado na revista on-line Língua, Literatura e Ensino de maio de 2007, v. II. O presente artigo busca, então, dar continuidade ao trabalho anterior, apresentando, dessa vez, já os resultados da pesquisa realizada em dois conjuntos de apostilas / fascículos destinados ao Ensino Médio de escolas majoritariamente da rede particular. Tendo em vista todo o contexto polêmico em que os materiais apostilados estão inseridos, uma vez que são considerados por muitos como uma ameaça aos livros didáticos (ou por concorrerem com eles nas escolas da rede pública ou por os substituírem por completo em certas escolas da rede privada) torna-se interessante pensar os motivos que levam a essa substituição e o que os faz serem escolhidos em detrimento dos livros didáticos. Torna-se importante também, verificar quais são as propostas de ensino, no presente caso de língua portuguesa, que se encontram nesses materiais. Algumas perguntas como: Por quem são produzidos? Quais conteúdos didáticos apresentam? Quais textos, gêneros e esferas aparecem em maior expressão nas coleções? As coletâneas de textos privilegiam autores canônicos? Quais habilidades os materiais se propõem a desenvolver nos estudantes? Foram alguns dos questionamentos que nortearam a presente pesquisa tendo como base os preceitos da lingüística aplicada.

Publicado

2008-11-18