DESARIOS DA PESQUISA QUALITATIVA: UM PERCURSO METODOLÓGICO INICIAL
Resumo
Palavras-chave: letramento do professor, metodologia qualitativa, observação participante, formação continuada. Resumo: Discuto, neste artigo, aspectos de meu percurso de pesquisa utilizando a metodologia qualitativa ou interpretativa, a qual parte do pressuposto de que o mundo social é constituído por múltiplos significados que o homem constrói (Moita Lopes, 1994). No desenho de pesquisa adotado, em que uma grande quantidade de dados é gerada, surgiram duas questões que abordo neste trabalho: como fazer uma observação participante que faça mérito à complexidade do mundo social e como achar o dado relevante, ou seja, como extrair um corpus do mar de dados que o complexo desenho de pesquisa gerou? Assim, tento responder a essas questões recuperando e discutindo meu percurso durante a etapa de geração, coleta e seleção de dados no contexto de um curso de formação continuada, Ler para Aprender, do programa Teias do Saber, em que levantei dados pela observação participante, tendo como objetivo contribuir para a reflexão sobre a formação de professores.Downloads
Publicado
2007-06-28
Edição
Seção
Artigos