CIENTISTAS NA IMPRENSA: O QUE DIZEM OS JORNALISTAS SOBRE AS ESCOLHAS DE SUAS FONTES CIENTÍFICAS E AS FONTES NA CIÊNCIA SOBRE SUA PARTICIPAÇÃO NA MÍDIA
Scientists in the press: what journalists say about their scientific sources and sources in science about their participation in the media
Autores
Fernanda de Andrade
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Sabine Righetti
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Estêvão Gamba
Universidade Federal de São Paulo e Agência Bori
Natália Flores
Agência Bori
Ana Paula Morales
Universidade Estadual de Campinas e Agência Bori
Raquel Ribeiro
Agência Bori
Palavras-chave:
Jornalismo científico. Percepção pública da ciência. Gênero e ciência.
Resumo
Partindo do princípio de que o jornalismo é de extrema importância para a comunicação social da ciência, este trabalho se debruça sobre a distribuição e diversidade de fontes científicas na imprensa. A mídia tem a capacidade de reforçar ou desafiar estereótipos, incluindo a ciência e os cientistas (Chimba e Kitzinger, 2010) e, portanto, contribui com a percepção pública da ciência e a confiança da população nos cientistas (Mitchell e McKinnon, 2018). Para entender uma parte desse processo relacionado à escolha de fontes científicas na mídia, foram realizadas entrevistas com jornalistas cadastrados na Agência Bori (total de 166 respondentes válidos) e com cientistas dos bancos de fontes da Bori (76 respondentes válidos). A análise mostra que jornalistas priorizam critérios como renome, além de experiências prévias positivas, ao escolher fontes científicas para suas reportagens. A diversidade (de cor, gênero ou região) é um fator secundário na escolha de especialistas. Isso pode contribuir para a repetição de fontes na imprensa, ponto que também foi abordado na análise da diversidade de cientistas procurados pela imprensa no período de um ano: uma pequena minoria, 12%, foi acionada de forma recorrente -- sobretudo, homens, brancos e do estado de São Paulo. Os resultados contribuem para o debate sobre cientistas na imprensa, o papel da diversidade nesse cenário e seus impactos na percepção pública social da ciência e da tecnologia.
Biografia do Autor
Fernanda de Andrade, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Mestranda em Divulgação Científica e Cultural no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduada em ciências biológicas no Instituto de Biologia (IB) da mesma universidade. Foi bolsista de iniciação científica com bolsa do Instituto Serrapilheira.
Sabine Righetti, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Pesquisadora doutora no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural (PPG-DCC) do Labjor-Nudecri com o Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp e da Especialização em Jornalismo Científico do Labjor-Nudecri-Unicamp.
Estêvão Gamba, Universidade Federal de São Paulo e Agência Bori
Pesquisador, mestre e doutor em ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Natália Flores, Agência Bori
Pesquisadora doutora colaboradora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Ana Paula Morales, Universidade Estadual de Campinas e Agência Bori
Doutoranda no DPCT (Departamento de Política Científica e Tecnológica) no IGE (Instituto de Geociências) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) da Unicamp.
Raquel Ribeiro, Agência Bori
Profissional responsável pelo engajamento de comunidades na Agência Bori