CULTURA CANÁBICA E VISIBILIDADE ONLINE: REFLEXÕES SOBRE A MACONHA NA INTERNET

Cannabis culture and online visibility: Reflections about Marijuana on the internet

Autores

  • Lucas Guedes Universidade de Brasília
  • Cláudia Linhares Sanz Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Maconha. Visibilidade. Contemporaneidade

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar uma reflexão inicial sobre como a imagem da maconha e os demais processos que envolvem a “cultura canábica” se configuram na internet em um contexto neoliberal. Busca questionar a infinidade de contradições que envolvem o atual regime de visibilidade e toda a criação de narrativas, estéticas, tensões e imaginários que se constroem em torno da planta a partir de imagens na internet a fim de pensarmos quais implicações estão envolvidas neste processo na contemporaneidade.  

Biografia do Autor

Lucas Guedes, Universidade de Brasília

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (PPG/FAC/UnB), linha de pesquisa: "Imagem, Estética e Cultura Contemporânea". Mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo (Centro de Estudos Latino Americanos de Cultura e Comunicação - CELACC-USP). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul. Membro do grupo de pesquisa "Imagem, Tecnologia e Subjetividade" (CNPq)

Cláudia Linhares Sanz, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)

Pós-doutora no Zentrum für  Literatur-und  Kulturforschung  (ZfL),  em  Berlim.  Líder do grupo de pesquisa Imagem, Tecnologia e Subjetividade, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Comunicação também da UnB. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com pesquisa no Instituto Max Plank de História da Ciência em Berlim.  Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF; Pós-Graduada em Fotografia pela Universidade Cândido Mendes; jornalista graduada pela UFF

Downloads

Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Artigos