#ELENÃO: An analysis of the hashtag on the website UOL in 2018
Autores
Thamires de Souza Trindade Silva
UNESP
Palavras-chave:
Palavras-chave: Hashtag #elenão. Eleições 2018. Feminismo. Midiatização. Hermenêutica de profundidade.
Resumo
As eleições presidenciais de 2018 no Brasil ressaltaram uma dinâmica de polarização política e diversos indivíduos se manifestaram contra o então candidato à presidência, Jair Bolsonaro. O movimento #elenão surge a partir disso e por meio das redes sociais, o movimento cresceu e se expandiu para diversos debates de temáticas sociais. O objetivo é analisar como a hashtag #elenão foi pautada pelo portal UOL e qual a relevância desse instrumento para a concretização das pautas levantadas no ativismo digital. A metodologia de pesquisa foi feita a partir da Hermenêutica de Profundidade, processo metodológico que foi proposto por John B. Thompson. Por meio dessa metodologia, buscamos demonstrar e explicar o contexto sócio-histórico da ascensão do movimento. A justificativa dessa pesquisa é avaliar como um dos maiores portais de notícias online informou e divulgou os acontecimentos relacionados a hashtag. Busca-se aqui compreender como o ativismo online influenciou e demarcou as pautas das notícias publicadas no site. A hashtag #elenão tomou uma grande proporção, gerando movimentos e protestos na rua, sendo noticiado por diversos canais de comunicação. Para a fundamentação teórica, os estudos teóricos da midiatização serão feitos com base no autor Antônio Fausto Neto. Os resultados parciais apontam que o jornalismo online teve que se reinventar e se readaptar para uma realidade, que as pessoas são indivíduos autônomos, as quais escolhem aquilo que querem ou não consumir. Dessa forma, o portal de notícias escolhido pautou suas notícias de acordo com as demandas vistas nas redes sociais, principalmente os debates levantados pelo feminismo, que influenciaram na cobertura de uma grande mídia.
Biografia do Autor
Thamires de Souza Trindade Silva, UNESP
Bacharel em jornalismo pela UNIVAP. Mestranda em Comunicação Social na UNESP