DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A COLONIZAÇÃO DE MARTE: ENGAJAMENTO PELAS REDES SOCIAIS

Autores

  • Karina Lupetti Universidade Federal de São Carlos
  • Giovanna Oliveira de Lima Escola Estadual Álvaro Guião

Resumo

A grande carência do saber de Astronomia no ensino, acaba tornando os recursos digitais na divulgação científica uma ferramenta no processo de alfabetização científica, que de forma dinâmica, simples e eficaz, chama a atenção da população e por meio da interação promove a construção do conhecimento. A alfabetização científica é uma das ferramentas que possuímos contra a alienação da população brasileira relacionada à falta de conhecimento em todas as áreas. Redes sociais são estruturas formadas dentro ou fora da internet, por pessoas e organizações que se conectam a partir de interesses ou valores comuns. O Instagram® é a quarta rede social mais utilizada pelos brasileiros, transformando-se assim em uma ferramenta potencial para a divulgação de conteúdo de forma rápida, simples e objetiva, para as mais diversas faixas etárias. Os objetivos deste trabalho de Iniciação Científica Júnior foram desenvolver materiais de divulgação científica para publicações na rede social Instagram® sobre a colonização em Marte e outras curiosidades astronômicas pesquisadas em sites relacionados à Astronomia. Após a pesquisa e seleção dos conteúdos publicados, realizou-se o acompanhamento para verificar o engajamento do público durante o período das postagens. Observou-se um aumento no engajamento de 628% no público do perfil. A conta de perfil obteve em 3 meses: 10563 impressões e 9646 contas alcançadas, sendo 152 seguidores e 9494 não seguidores. Conclui-se que a interação e divulgação científica de Astronomia via redes sociais como Instagram® apesar de já serem bastante exploradas, com perfis de centenas de milhares de seguidores, ainda permite uma expansão para novos perfis que dialogam com o público jovem, promovendo a pesquisa em divulgação científica e a alfabetização cultural e científica dos produtores de conteúdo e do público espontâneo

Biografia do Autor

Karina Lupetti, Universidade Federal de São Carlos

Professora colaboradora do Departamento de Química e educadora do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV-FAPESP) da Universidade Federal de São Carlos.

Giovanna Oliveira de Lima, Escola Estadual Álvaro Guião

Aluna do 3o ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Álvaro Guião. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica de Ensino Médio- CNPq pela Universidade Federal de São Carlos e Escola Estadual Jesuíno de Arruda

Downloads

Publicado

2022-08-11

Edição

Seção

Artigos