AS OFICINAS DE AUDIOVISUAL DOS PROJETOS: PROVA E EDUCAM E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL EM PROCESSOS EDUCOMUNICATIVOS
Autores
Sílvia Cipriano
Universidade Estadual de Campinas
Resumo
O presente artigo resulta de uma breve reflexão sobre a divulgação científica e cultural potencializada em processos educomunicativos que usam o audiovisual como estratégia. Ele tem como base as oficinas dos projetos: Projeto de Vivência Audiovisual (PROVA) e Educação Cultura e Mídia (EDUCAM), realizadas com crianças e jovens residentes em áreas de vulnerabilidade de Campinas-SP. É relevante ressalvar que, embora visassem o público infantojuvenil, ao longo dos encontros o coletivo contou com a participação de pais/responsáveis, irmãos, amigos dos educandos e moradores das comunidades que sediaram os projetos, entre outros. Essa participação inesperada transformou-se em um diferencial importante para o desenvolvimento da proposta. As oficinas tinham como objetivo disseminar o conhecimento científico e cultural, através do partilhamento de saber, visando ao desenvolvimento crítico dos educandos e, por conseguinte, a conquista da autonomia. Ao longo do período de quase vinte anos, foi possível observar as implicações do conhecimento científico e cultural na vida dos participantes. A divulgação científica e cultural funcionou como uma ferramenta que viabilizou o rompimento das bolhas sociais das quais os educandos faziam parte, favorecendo, assim, o fortalecimento do senso de coletividade, da identidade social e a ampliação da disseminação desse conhecimento.
Biografia do Autor
Sílvia Cipriano, Universidade Estadual de Campinas
Formação em Letras pela Unesp/Assis-SP. Especialista em Artes Visuais, Intermeios e Educação pelo Instituto de Artes da Unicamp. Mestranda em Divulgação Científica e Cultural no Labjor/IEL/Unicamp.