UMA PESQUISA SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EAD A RESPEITO DO USO DE ANIMAIS DE LABORATÓRIO NAS PESQUISAS CIENTÍFICAS
Autores
Iarine Fiuza da Silva
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Vinicius dos Santos Moraes
Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz
Resumo
Historicamente os animais são utilizados para diversas práticas em prol de benefícios para a população humana e de avanços na área veterinária, como a busca para cura de doenças, desenvolvimentos de vacinas e novos fármacos. Apesar de o seu uso demonstrar nítida importância para os avanços da ciência, ainda há controvérsias nas opiniões da sociedade quanto às práticas que os envolvem. Este estudo originou-se através da necessidade de identificar as percepções dos estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas EAD, vinculados ao consórcio CEDERJ, a respeito dos aspectos legais e éticos do uso de animais de laboratório em pesquisas científicas, em busca de traçar uma estratégia pedagógica para nortear os futuros professores em suas práticas docentes. Foi realizada a aplicação de um questionário criado na ferramenta Google Forms. Através do correio eletrônico, utilizando a Plataforma CEDERJ, e das redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp foi realizada a divulgação para o público-alvo da pesquisa. Os estudantes foram questionados se eram a favor do uso dos animais em pesquisa; se tiveram contato com questões de bioética ao longo da graduação e se tinham conhecimento a respeito da legislação regulamentadora ao uso desses biomodelos. Após a análise dos dados obtidos de 109 estudantes, observou-se que a maioria dos participantes não possuía opinião formada a respeito do uso de biomodelos em pesquisas. Sobre os conhecimentos sobre “bioética”, a maioria dos estudantes expressou ter ciência, em contrapartida, sobre o tópico “legislação” a maioria demonstrou não possuir conhecimentos a respeito. Desta forma, a pesquisa pode demonstrar a necessidade de maior debate da temática nos processos formativos destes estudantes, de modo que suas concepções e percepções sejam construídas de forma crítica e embasada e que possam ser refletidas em suas futuras ações docentes.
Biografia do Autor
Iarine Fiuza da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Técnica de Análises Clinicas pela FAETEC, licencianda em Ciências Biológicas da UERJ/ CEDERJ, técnica em análises clínica do Serviço de Controle de Qualidade Animal – SCQA/ FIOCRUZ.
Vinicius dos Santos Moraes, Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz
Biólogo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Geologia e Geofísica Marinha pelo LAGEMAR/ UFF e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde – IOC/ FIOCRUZ. Tutor Coordenador do Curso de Ciências Biológicas UERJ/CEDERJ - polo Magé.