VISÃO DE ESTUDANTES SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: RESULTADOS PARCIAIS E VALIDAÇÃO DO QUESTIONÁRIO

partial results and questionnaire validation

Autores

  • Camila Contrucci Universidade Federal de São Paulo
  • Helga Gabriela Aleme Universidade Federal de São Paulo
  • Ana Maria Santos Gouw Universidade Federal de São Paulo

Resumo

O ensino de evolução biológica, quando contextualizado, possibilita reflexões de cunho social e pode subsidiar discussões para uma educação transformadora, distante da memorização recorrente na disciplina de Biologia. Entretanto, estudos realizados no Brasil ao longo dos últimos trinta anos remontam conflitos para aceitação e compreensão de algumas noções elementares sobre evolução biológica. Assim, este estudo visa elaborar e validar um questionário sobre a percepção e compreensão de jovens recém-ingressos no ensino superior sobre evolução biológica, com o intuito de verificar quais concepções possuem após a educação básica. O instrumento foi composto por quarenta questões fechadas em escala tipo Likert de 4 pontos de concordância. O questionário passou por três etapas de validação e aplicação pré-teste antes de ser aplicado aos noventa e oito estudantes. Os resultados demonstraram aceitação dos estudantes frente à evolução biológica. Quanto à compreensão, foram observadas concepções de evolução como progresso e justificada pela lei de uso e desuso. Por meio da análise multivariada de componentes principais foram identificadas cinco componentes validadas pelo alpha de Cronbach. Estes resultados indicam que ainda é necessário um olhar cuidadoso para o ensino de evolução biológica na educação básica, tendo em vista a presença de compreensões equivocadas. Sendo a evolução biológica o fundamento da Biologia, pesquisas, materiais didáticos e estratégias que auxiliem o professor e o estudante na compreensão do tema ainda se fazem necessárias.

Biografia do Autor

Camila Contrucci, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda do Programa Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Unifesp

Helga Gabriela Aleme, Universidade Federal de São Paulo

Docente UNIFESP e pós-doutora em Educação pela FE-USP na temática de Percepção Pública da Ciência.

Ana Maria Santos Gouw, Universidade Federal de São Paulo

Docente e orientadora do Programa Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2022-08-11

Edição

Seção

Artigos