VISÃO DE ESTUDANTES SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: RESULTADOS PARCIAIS E VALIDAÇÃO DO QUESTIONÁRIO
partial results and questionnaire validation
Autores
Camila Contrucci
Universidade Federal de São Paulo
Helga Gabriela Aleme
Universidade Federal de São Paulo
Ana Maria Santos Gouw
Universidade Federal de São Paulo
Resumo
O ensino de evolução biológica, quando contextualizado, possibilita reflexões de cunho social e pode subsidiar discussões para uma educação transformadora, distante da memorização recorrente na disciplina de Biologia. Entretanto, estudos realizados no Brasil ao longo dos últimos trinta anos remontam conflitos para aceitação e compreensão de algumas noções elementares sobre evolução biológica. Assim, este estudo visa elaborar e validar um questionário sobre a percepção e compreensão de jovens recém-ingressos no ensino superior sobre evolução biológica, com o intuito de verificar quais concepções possuem após a educação básica. O instrumento foi composto por quarenta questões fechadas em escala tipo Likert de 4 pontos de concordância. O questionário passou por três etapas de validação e aplicação pré-teste antes de ser aplicado aos noventa e oito estudantes. Os resultados demonstraram aceitação dos estudantes frente à evolução biológica. Quanto à compreensão, foram observadas concepções de evolução como progresso e justificada pela lei de uso e desuso. Por meio da análise multivariada de componentes principais foram identificadas cinco componentes validadas pelo alpha de Cronbach. Estes resultados indicam que ainda é necessário um olhar cuidadoso para o ensino de evolução biológica na educação básica, tendo em vista a presença de compreensões equivocadas. Sendo a evolução biológica o fundamento da Biologia, pesquisas, materiais didáticos e estratégias que auxiliem o professor e o estudante na compreensão do tema ainda se fazem necessárias.
Biografia do Autor
Camila Contrucci, Universidade Federal de São Paulo
Mestranda do Programa Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Unifesp
Helga Gabriela Aleme, Universidade Federal de São Paulo
Docente UNIFESP e pós-doutora em Educação pela FE-USP na temática de Percepção Pública da Ciência.
Ana Maria Santos Gouw, Universidade Federal de São Paulo
Docente e orientadora do Programa Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.