CRIANÇA, IMAGEM E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO YOUTUBE: COMPARANDO PRODUÇÕES NA REDE SOCIAL

Autores

  • Shaila Regina Herculano Almeida Maximo Universidade de São Paulo
  • Emerson Izidoro Santos Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

divulgação científica, criança, Youtube

Resumo

Os conteúdos relativos à ciência estão cada vez mais diversificados, estando disponíveis em diferentes formatos e elaborados pelos mais diversos tipos de grupos sociais, dentre eles o público infantil. O objetivo dessa pesquisa foi verificar como as crianças têm se apropriado dos conteúdos científicos em redes sociais e quais são seus objetivos ao apresentarem esse tipo de conteúdo, analisando como são utilizadas suas imagens nas produções e como a ciência é abordada por elas. Para esse fim, foram avaliados dois vídeos com temas científicos apresentados por crianças no Youtube. Verificou-se que os apresentadores mirins tinham como objetivo não só a divulgação científica, mas também a exposição de suas imagens para o público-alvo. Foi possível concluir, baseando-se nesse recorte, que as crianças têm se engajado cada vez mais na produção cultural de nossa sociedade, principalmente com as facilidades que a internet proporciona. Além disso, plataformas como o Youtube são eficientes na divulgação de conteúdos científicos protagonizados por crianças, porém nem sempre esses conteúdos estão apenas a favor da ciência.

Biografia do Autor

Shaila Regina Herculano Almeida Maximo, Universidade de São Paulo

Mestranda no programa de Estudos Culturais da EACH/USP

Downloads

Publicado

2021-10-29

Edição

Seção

Artigos