CRIANÇA, IMAGEM E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO YOUTUBE: COMPARANDO PRODUÇÕES NA REDE SOCIAL
Autores
Shaila Regina Herculano Almeida Maximo
Universidade de São Paulo
Emerson Izidoro Santos
Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave:
divulgação científica, criança, Youtube
Resumo
Os conteúdos relativos à ciência estão cada vez mais diversificados, estando disponíveis em diferentes formatos e elaborados pelos mais diversos tipos de grupos sociais, dentre eles o público infantil. O objetivo dessa pesquisa foi verificar como as crianças têm se apropriado dos conteúdos científicos em redes sociais e quais são seus objetivos ao apresentarem esse tipo de conteúdo, analisando como são utilizadas suas imagens nas produções e como a ciência é abordada por elas. Para esse fim, foram avaliados dois vídeos com temas científicos apresentados por crianças no Youtube. Verificou-se que os apresentadores mirins tinham como objetivo não só a divulgação científica, mas também a exposição de suas imagens para o público-alvo. Foi possível concluir, baseando-se nesse recorte, que as crianças têm se engajado cada vez mais na produção cultural de nossa sociedade, principalmente com as facilidades que a internet proporciona. Além disso, plataformas como o Youtube são eficientes na divulgação de conteúdos científicos protagonizados por crianças, porém nem sempre esses conteúdos estão apenas a favor da ciência.
Biografia do Autor
Shaila Regina Herculano Almeida Maximo, Universidade de São Paulo
Mestranda no programa de Estudos Culturais da EACH/USP