EXEMPLOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PELA PERSPECTIVA DECOLONIAL

Autores

  • Luana Pires Vida Leal Universidade estadual de londrina
  • Rosana Figueiredo Salvi Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

divulgação científica, decolonialidade, redes sociais

Resumo

Partindo do pressuposto que a divulgação científica tem suas contribuições quanto à comunicar as intencionalidades na produção de conhecimentos científicos, sociais e tecnológicos e, compreendendo que tal processo acontece de forma que seja palpável ao público não-especializado, o presente trabalho tem como objetivo mostrar de que maneira ações de divulgação científica foram desenvolvidas no âmbito das redes sociais (Instagram e Spotify), reafirmando a ideia de que a atividade divulgativa não se resume a mera retextualização da atividade científica e pode ser repensada a partir do enfoque decolonial, a fim de visibilizar saberes ancestrais, latinos e afrodiaspóricos, epistemologias outras que não-eurocêntricas dentro de um processo educativo, democratizando o acesso à este amontoado de informações. Para se concretizar a exemplificação das iniciativas, baseado nas informações dispostas em ambas as plataformas digitais, utilizou-se o corpus latente da internet, metodologia que visa analisar as informações presentes na internet. Assim, os estudos da interação de ambas as redes sociais revelaram ampla difusão do conteúdo, mediante análise das métricas disponibilizadas pelos aplicativos, de mapeamento e compartilhamento. Os números revelaram que a temática ganhou visibilidade a partir da abordagem decolonial adotada, revelando a pertinência da utilização de redes sociais em contextos educativos no Ensino de Ciências, pois o caminho artístico também levanta, juntamente à produções acadêmicas, pautas de discussão referentes à dependência tecnológica, a desconstrução de ideários exóticos de cientista, problematiza, identifica e busca ressignificar relações de poder, caminhando lado a lado com pressupostos da efetivação da divulgação científica.

Biografia do Autor

Luana Pires Vida Leal, Universidade estadual de londrina

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Rosana Figueiredo Salvi, Universidade Estadual de Londrina

É professora associada da Universidade Estadual de Londrina/UEL, locada no Departamento de Geociências/CCE

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Publicado

2021-10-29

Edição

Seção

Artigos