NOVAS FRONTEIRAS TELEJORNALÍSTICAS: O USO DAS IMAGENS DE CÂMERAS DE VIGILÂNCIA NA PRODUÇÃO NOTICIOSA

Autores

  • Antonio Pinheiro Torres Neto Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Telejornalismo, Videovigilância, Produção noticiosa

Resumo

Cenas capturadas por câmeras de vigilância são cada vez mais presentes no processo de produção de notícias nos telejornais brasileiros. Partindo desse pressuposto, buscamos apontar, a partir de revisão bibliográfica, os principais aspectos que constituem a relação entre a produção telejornalística contemporânea e o uso de imagens de equipamentos de videovigilância na narrativa noticiosa, tendo como base as discussões existentes em nossa pesquisa de doutorado que se encontra em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Dessa maneira, apresentamos no texto a seguir aspectos conceituais e teóricos, tanto do campo do Jornalismo, quanto referentes à temática da vigilância, que podem nos auxiliar a compreender os motivos para que haja a apropriação de imagens de videovigilância por parte dos veículos telejornalísticos. Como forma de avançarmos na discussão, propomos a hipótese de que o uso do conteúdo proveniente das câmeras de vigilância ganha força no telejornalismo, em tese, ao se vincular a uma pretensão jornalística que se pauta em transpor para a tela da TV a realidade “tal como ela é”, reforçando mitos como o da imparcialidade jornalística.

Biografia do Autor

Antonio Pinheiro Torres Neto, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC). Membro do Grupo de Pesquisa PráxisJor. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE).

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Publicado

2021-10-29

Edição

Seção

Artigos