O DISCURSO "LIBERAL" NO FACEBOOK: MBL E LIVRES

Autores

  • Erick Lucas Migoto Teodoro Universidade de Taubaté
  • Bianca Martins Peter Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

Análise do Discurso Digital, Identidades Discursivas, Discurso Político

Resumo

O presente trabalho discorre sobre os resultados de uma Iniciação Científica realizada em 2018, em que objetivou-se identificar as estratégias discursivas de dois grupos políticos de influência a partir de análise de suas páginas na rede social Facebook. Foi realizada uma análise comparativa entre os discursos das páginas do Movimento Brasil Livre e Livres, que se reconhecem como grupos liberais, baseando-se no modelo comunicacional de Charaudeau (2009) e no sistema de hipergenericidade de Rezende (2007) para estudo do discurso digital. A partir da análise dos corpora, foi possível evidenciar as diferentes estratégias utilizadas para legitimarem seus discursos e seus diálogos com a ideologia liberal. Ainda, foi oportunizada a hipótese de um Discurso-Produto e a consequente análise de como os grupos em questão respondem a essa tendência corrente no meio digital.

Biografia do Autor

Erick Lucas Migoto Teodoro, Universidade de Taubaté

Graduando em Letras (Português, Inglês e suas respectivas literaturas) na Universidade de Taubaté, bolsista Pibic/CAPES entre 2018 e 2019.

Bianca Martins Peter, Universidade de Taubaté

Formada em Letras (Português, Inglês e suas respectivas literaturas) pela Universidade de Taubaté e graduanda em Pedagogia pela mesma instituição.

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Artigos