Erick Lucas Migoto Teodoro
Universidade de Taubaté
Bianca Martins Peter
Universidade de Taubaté
Palavras-chave:
Análise do Discurso Digital, Identidades Discursivas, Discurso Político
Resumo
O presente trabalho discorre sobre os resultados de uma Iniciação Científica realizada em 2018, em que objetivou-se identificar as estratégias discursivas de dois grupos políticos de influência a partir de análise de suas páginas na rede social Facebook. Foi realizada uma análise comparativa entre os discursos das páginas do Movimento Brasil Livre e Livres, que se reconhecem como grupos liberais, baseando-se no modelo comunicacional de Charaudeau (2009) e no sistema de hipergenericidade de Rezende (2007) para estudo do discurso digital. A partir da análise dos corpora, foi possível evidenciar as diferentes estratégias utilizadas para legitimarem seus discursos e seus diálogos com a ideologia liberal. Ainda, foi oportunizada a hipótese de um Discurso-Produto e a consequente análise de como os grupos em questão respondem a essa tendência corrente no meio digital.
Biografia do Autor
Erick Lucas Migoto Teodoro, Universidade de Taubaté
Graduando em Letras (Português, Inglês e suas respectivas literaturas) na Universidade de Taubaté, bolsista Pibic/CAPES entre 2018 e 2019.
Bianca Martins Peter, Universidade de Taubaté
Formada em Letras (Português, Inglês e suas respectivas literaturas) pela Universidade de Taubaté e graduanda em Pedagogia pela mesma instituição.