DISCURSO CIENTÍFICO E DISCURSO AMBIENTAL: UM OLHAR PARA O JORNALISMO CIENTÍFICO
Autores
Tássia Oliveira Biazon
Universidade Estadual de Campinas
Alberto Lopo Montalvão Neto
Universidade Estadual de Campinas
Wanderson Rodrigues Morais
Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave:
Jornalismo científico. Controvérsias científicas. Análise de discurso.
Resumo
Compreendendo que um dos principais meios de divulgação científica na atualidade é o digital, principalmente por meio de textos que buscam informar leitores sobre questões que envolvem à relação entre a Ciência e a Tecnologia (C&T) com a Sociedade, nossos olhares se pautam em discursos sobre temas controversos a respeito das tecnologias do DNA em uma das formas especializadas de divulgação científica, o jornalismo científico. Nesse sentido, a partir da Análise de Discurso franco-brasileira, que teve em Michel Pêcheux um de seus articuladores, e em território brasileiro, nos trabalhos de Eni Orlandi, procuramos (re)pensar sobre quais tipos de discursos presentes em matérias jornalísticas de/sobre C&T, em um dos meios de comunicação de massa de maior prestígio, a saber, o Jornal EL PAÍS. Mobilizando noções e princípios como a não transparência da linguagem, “posição-sujeito”, relações de força e de sentidos, Formação Ideológica e Formação Discursiva, Formação Imaginária, mecanismo de antecipação, dentre outros, compreendemos que o texto jornalístico carrega uma busca pela veracidade. Nesse sentido, em nossas reflexões, contrapondo os discursos e seus possíveis efeitos de sentido presentes em um texto do jornal em questão, buscamos refletir sobre o caráter de “verdade” que o autor atribui ao seu texto em movimentos de jogos discursivos de intertextualidade. Marcam-se nos textos discursos autoritários, principalmente por meio da utilização da Ciência e da “posição-cientista”, para validar os posicionamentos do autor. Em contraposição, observamos embates com discursos distintos, tal àquele que se caracteriza sob os aspectos ambientais, com a tendência ao discurso polêmico. Como possibilidade de desdobramento das reflexões, buscamos argumentar brevemente sob a necessidade de uma educação científica crítica que vise a autonomia dos sujeitos.
Biografia do Autor
Tássia Oliveira Biazon, Universidade Estadual de Campinas
Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas (UNESP-Botucatu/Universidade de Coimbra-Portugal). Especialista em Jornalismo Científico (Labjor/UNICAMP). Mestranda em Genética e Biologia Molecular (UNICAMP).
Alberto Lopo Montalvão Neto, Universidade Estadual de Campinas
Licenciado em Ciências Biológicas (UFSCar-Sorocaba/Universidade de Coimbra-Portugal). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Doutorando em Educação (UNICAMP).
Wanderson Rodrigues Morais, Universidade Estadual de Campinas
Licenciado em Ciências Biológicas (UNESP-Ilha Solteira). Mestre em Educação para a Ciências (UNESP). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (UNICAMP).